Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

5 simples atitudes que podem ajudar a evitar a gastrite

A imagem mostra uma representação gráfica do sistema digestivo do corpo humano.
5 simples atitudes que podem ajudar a evitar a gastrite 2

Somente quem sofre com gastrite sabe: essa dor causa um incômodo terrível! Muitas vezes, a dor é tão grande que atrapalha até mesmo o rendimento das atividades diárias, e dependendo do grau do problema, a pessoa se sente incomodada até mesmo quando ingere algum alimento que, até então, não parecia prejudicial. Neste post, listamos 5 simples atitudes que podem ajudar a evitar a gastrite. Acompanhe!

Prevenindo a gastrite

É muito importante evitar a gastrite, até mesmo quem nunca sentiu nenhum sintoma relacionado a ela, pois essa é uma inflamação que acomete as paredes internas do estômago, e quando não tratada rapidamente e de forma correta, pode causar úlceras, que em alguns casos, pode ser letal.

Desta forma, é possível reduzir as chances de gastrite, e quem já convive com o problema, diminuir as dores através de algumas simples ações. Confira a seguir!

1 - Dispense todo tipo de comida que aumente a acidez estomacal

A ingestão de alimentos ácidos podem juntamente com a produção de ácido clorídrico pelo estômago irritar e inflamar cada vez mais as paredes do mesmo e assim levar a inflamação e a conhecida gastrite.

2 - Procure mastigar bem os alimentos

A mastigação é algo muito importante para manter o processo digestivo adequado, evitando que o organismo necessite de uma quantidade maior de suco gástrico para esse processo. Daí a importância de mastigar bem os alimentos, para reduzir as partículas do bolo alimentar e facilitar a digestão.

3 - Tente fazer várias refeições ao dia

O suco gástrico é secretado pelo estômago, o tempo todo! Se ele estiver vazio, a mucosa é ‘atacada’, e isso pode causar a gastrite. Neste caso, o ideal é fazer de quatro até cinco refeições ao dia (ou seja, se alimentar a cada 2 a 3 horas) em pequenas porções, e optar por uma bolacha de água e sal ou maisena, por exemplo.

4 - Evite bebidas que podem irritar o estômago

Existem algumas bebidas que podem irritar a mucosa estomacal, por isso, pessoas que já possuem gastrite devem evitá-las ao máximo, e aquelas que não têm, devem ingerir com menos frequência. O café é uma das bebidas que devem ser evitadas, pois agride a mucosa, e faz com que o estômago não consiga se proteger dos efeitos do ácido gástrico. Assim como bebidas alcoólicas e sucos cítricos.

5 - Mantenha um cuidado com as medicações

Muitas pessoas utilizam medicamentos com frequência, em excesso. O problema é que existem alguns, tais como anti-inflamatórios não hormonais, que podem atrapalhar a produção de muco estomacal. Desta forma, deve-se controlar o uso desses medicamentos, evitando assim o surgimento de gastrite.

Vale lembrar que, em caso de náuseas, dor no estômago ou queimação, é importante consultar o médico gastroenterologista para indicar o melhor tratamento!

Gostou das dicas do post de hoje? Deixe seu comentário abaixo!

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross