Função do baço
A função do baço basicamente é fornecer algumas substâncias que ajudam na sua defesa. São imunocomplexos, substâncias que ajudam na sua defesa e também tem uma função que nós chamamos de cemitério das hemácias.
Quando essas hemácias ficam velhas e mais rígidas, os glóbulos vermelhos precisam passar pelos pequenos canais do baço, chamados de canais de Billroth, para se destruírem. Em direção ao fígado, eliminam uma parte através da bile, beneficiando o paciente com ferro e outros elementos que farão novas hemoglobinas e hemácias.
São duas funções, uma imunológica e outra de destruição de hemácias. Se você tem um distúrbio imunológico ou tumor, poderá ter uma doença do baço e existem tratamentos específicos para isso.
Indicação da esplenectomia
Existem outras doenças do sangue, como pacientes com anemia falciforme e esferocitose que podem ter um aumento da destruição e o baço a causa. E também, as doenças infecciosas, como, calazar e cirrose hepática, que fazem o baço crescer em decorrência do aumento do volume de sangue que fica estagnado no sistema do aparelho digestivo.
A indicação da cirurgia se dá quando um doente tem uma destruição muito grande do glóbulo vermelho e eventualmente pode-se indicar a retirada no baço, ou quando se faz o diagnóstico de tumor maligno e precisa tirar para curar o paciente.
No restante, o tratamento é muito conservador e hoje essa cirurgia é específica para essas raras situações clínicas.