Equipe do Professor Luiz Carneiro da USP é responsável por transplante de útero, inédito no mundo, que permite o nascimento de uma criança.
O parto ocorreu no Hospital das Clínicas na tarde da última sexta-feira, 15 de dezembro. A cesárea foi comemorada pela família e principalmente pelas equipes de Transplantes Hepáticos e Ginecologia do HC da Faculdade de Medicina da USP.
Sem precedentes, o transplante de útero de doadora com morte cerebral se deu há 15 meses em uma mulher de 32 anos, que nasceu sem o órgão reprodutor.
No ano passado, a paciente que não quer ser identificada foi selecionada em meio a portadores da Síndrome de Rokitansky, onde há ausência genética do útero.
O bebê saudável foi concebido com fertilização em vitro num processo de reprodução assistida.
Para o Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do HC da USP, o transplante de útero de mulher com morte cerebral abre um precedente inédito na ciência já que dispensa a cirurgia em um doador vivo e por consequência, o risco de complicações.
Tão logo o bebê nasceu, o útero foi retirado para que a paciente pare de tomar remédios contra rejeição ao transplante.
Acompanhe a cobertura exclusiva do programa Fantástico, clique aqui.
Eu QUERO por que QUERO ter filhos
Olá, Elisete. Boa tarde. O transplante de útero ainda está em fase experimental. Para maiores informações, ligue na secretaria da saúde no telefone: (11)3224-6390
Tenho 38 anos e três filhos saudáveis, gostaria de doar meu útero
Olá, Fabiana. O transplante de útero ainda está em fase de teste, mas caso você queira se informar melhor, entre em contato com o ministério da saúde. Acesse o site deles: https://www.gov.br/saude/pt-br#
A doação de últero pode ser feita por quem quiser, ou só por pacientes já falecidas que forem doadoras?
Olá, Joseane. Primeiramente, agradeço pelo comentário.
O transplante de útero ainda está em fase experimental. Para maiores informações, pedimos que entre em contato com a secretaria da saúde no telefone: (11)3224-6390
Nascir sem útero pode mim passar o telefone da clínica do Dr.Dani
Olá, Cicera. O telefone da clínica do Dr. Dani é 5055-1010 / 5052-8407
Agradeço pelo comentário!
Bom dia .minha nora tem as trompas coladas ja tentou desobistruir mas nao deu certo .ja a 10 anos tentando engravidar .tem transplante de trompas ?
Olá, Geni. Teria que entrar em contato com o SUS para esclarecer essa dúvida!
Espero ter ajudado e agradeço pelo comentário!