Sintomas da apendicite
Esse é um quadro agudo que começa com:
- dor na linha abaixo do umbigo à direita (fossa ilíaca direita);
- febre;
- mal-estar.
Incidência da apendicite
A apendicite é mais comum em jovens.
Como prevenir a apendicite?
Infelizmente não tem como evitar porque é um quadro infeccioso, onde ocorre uma obstrução do canal através de um entupimento da luz do apêndice. Isso ocorre independente de qualquer coisa que nós possamos fazer.
Como a cirurgia é feita?
A cirurgia é feita por via laparoscópica, onde se faz dois furos na barriga, sendo um na altura do umbigo na parte média e outro mais inferior, assim se faz a retirada do apêndice.
Esse procedimento dura entre 30 e 1 hora caso não tenha inflamação, mas se tiver, pode demorar mais do que esse período porque precisa de mais tempo para limpar a região.
A importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce é importante porque, para esse tipo de problema, não existe tratamento profilático.
Atualmente, existem trabalhos nos Estados Unidos e no Brasil de alguns grupos estudando o tratamento da apendicite através de antibióticos. Nesse caso, se dá o antibiótico pela veia durante 1 ou 2 dias e se a inflamação melhorar, o paciente vai para casa e passa a tomar antibiótico via oral.
Em longo prazo não se sabe se essas crises podem ser repetitivas e se vale a pena correr esse risco porque a cirurgia é muito fácil de realizar e o paciente tem alta no dia seguinte.
se a gente tiver uma apendicite
Na opinião do Prof. Dr. Luiz Carneiro, a cirurgia ainda é a melhor opção.