Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Técnica para perda de peso: Gastroplastia endoscópica é segura?

 Sendo apresentada como uma nova forma de perder peso, a gastroplastia endoscópica é um método terapêutico ainda em experimentação, e tem sido um método de interesse aos que pensam em perder peso.

No post hoje iremos esclarecer se a técnica é considerada segura ou não. Continue acompanhando.

Gastroplastia Endoscópica

A gastroplastia endoscopia é uma nova técnica para perda de peso para os obesos candidatos à bariátrica. Mas a pergunta é, esse procedimento é seguro?

Eu acredito que todo método terapêutico tenha que ter estudos clínicos controlados, que sejam comparados com métodos tradicionais e estejam sob o controle da parte de bioética, do respeito às normas de ética, porque se um método se mostrar superior ao outro, o estudo deve ser interrompido imediatamente, para não beneficiar uma população, prejudicando a outra. O que eu quero dizer, é que não existe nenhuma evidência de que a gastroplastia endoscópica seja um método terapêutico que deva ser recomendado, a não ser em trabalhos prospectivos.

Como são feitos os trabalhos prospectivos

No dia da cirurgia, é feita uma leitura eletrônica e através disso é feito um sorteio, em que o computador escolhe de maneira cega o resultado de cada um. Por exemplo, ao estudar 200 doentes, o computador irá escolher 100 pacientes que vão para uma cirurgia e 100 que vão para outra, como uma endoscopia normal. Depois que são realizados, se comparam os pacientes com idades semelhantes, pesos semelhantes, para ver o resultado final. No caso da gastroplastia endoscópica, nós não temos essa informação.

Evolução na endoscopia

Existe uma tecnologia endoscópica que tem se desenvolvido de maneira surpreendente. Eu sou professor universitário e cada vez que vejo os endoscopistas, eles mostram um novo aparelho, uma nova maneira de abordar, hoje já tem um robozinho passando por dentro do endoscópio.

Apesar disso, eu acredito que talvez, daqui alguns anos, possa ser viável a gastroplastia endoscópica, mas neste momento, eu não acho que seja uma atitude terapêutica válida para ser usada por pessoas que não tenham condições de realizar isso dentro do que manda ética médica. Nós temos que ter essa preocupação de não usar métodos experimentais, e esse método ainda está sendo testado, não temos resultados que possam nos autorizar a usar de maneira populacional, então a resposta é que no momento, a cirurgia não deve ser recomendada para uso rotineiro. 

Converse com o seu cirurgião, e se você tiver que fazer uma bariátrica, ela pode ser feita por robô ou laparoscopia, e existem várias técnicas diferentes e que nós já discutimos aqui em outros conteúdos.

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse sobre assuntos parecidos, continue nos acompanhando.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down