Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O que é Gastroplastia Endoscópica?

Estamos aqui de novo para falar sobre este assunto que é uma grande novidade, um assunto novo e muito atual, que é a gastroplastia, cirurgia da obesidade por via endoscópica.

Queremos alertar que esta cirurgia tem indicações extremamente precisas e não pode ser feita larga mano.

Nós também ainda temos visto complicações associadas à este método, e em casos muito selecionados, talvez daqui há alguns anos, com o avanço da tecnologia, seja uma realidade, mas neste momento eu ainda diria ser um método muito convencional. Continue lendo e saiba mais sobre este procedimento.

Como é feita esta cirurgia?

Esta cirurgia pode ser maravilhosa na mão de alguns centros que tenham a aparelhagem com algum desenvolvimento em especial, existem firmas enormes investindo massivamente neste desenvolvimento tecnológico.

Ela é feita a partir de uma costura no estômago, fechando o estômago por dentro de maneira que se faça um tubo gástrico, uma diminuição do tamanho do estômago por via endoscópica. você opera, teoricamente, de manhã e vai embora a noite para casa!

Robôs Endoscópicos

Agora estão sendo desenvolvidos robôs endoscópicos. Da mesma maneira que temos a cirurgia robótica, que entra por dentro da barriga, estão se desenvolvendo robozinhos que vão por dentro do aparelho da endoscopia e vão possibilitar ao endoscopista que seja feita essa cirurgia de maneira mais segura.

Existem alguns modelos em pouquíssimos centros e eles estão fazendo isso muito mais para a retirada de tumores iniciais. Eles fazem isso no reto, intestino grosso, esôfago, com um robozinho que vai entrar embaixo daquela mucosa e retirá-la. Você pode ter o seu tumor removido sem mutilar, sem tirar um pedaço do seu órgão.

Também estão tentando fazer este método para a obesidade, o que é algo muito interessante por ser uma doença muito atual.

Ainda considero isto uma promessa para o futuro. Tudo hoje em dia tem um início e é experimental. Eu aguardava e ainda optaria pela cirurgia convencional por ser mais seguro e tem a certeza de oferecer bons resultados em mãos experientes e em bons centros!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down