Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Setembro verde – vamos aumentar o número de Doação de Órgãos?

Setembro verde significa o mês da doação de órgãos, e isso é muito importante para nós, pois a base dos transplantes é a doação de órgãos, sem órgãos não há transplante.

No post de hoje, falaremos mais sobre o setembro verde e o aumento no número da doação de órgãos. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

Como podemos ajudar a aumentar o Número de Doadores?

Para conseguirmos um maior número de doações, nós temos que ajudar as organizações que trabalham com isso. E como nós podemos fazer isso?

Nós temos que ajudar as organizações que trabalham com a doação e aumentar o número de doadores. O governo tem feito um esforço tremendo, nós fazemos hoje, cerca de 20 doadores por milhão. Na Espanha, por exemplo, são 60 doadores por milhão, 3 vezes mais do que nós no estado de São Paulo, entretanto, em algumas regiões do Paraná, Santa Catarina e mesmo no Ceará, a doação é muito maior, chega a ser de 40 a 50 por milhão de habitante.

Como colaborar com a Doação de Órgãos?

Nós temos muito espaço para crescer a doação de órgãos no Brasil, o governo tem investido, a estrutura de doação tem se ampliado muito, o número de transplantes tem aumentado muito, ouve o episódio do Covid onde houve uma diminuída, mas já vem aumentando muito, então eu gostaria de pedir a colaboração de cada um, e como podemos colaborar?

Nós conversamos com a nossa família, com nossos irmãos, com nossos filhos e deixar manifesta a nossa vontade de doar órgãos. Então, eu já falar com seus filhos, em uma hora de conversa com a nossa família, com nossos irmãos, com nossos filhos , deixar manifesta nossa vontade de doar órgãos.

Então, eu já falo com meus filhos em uma conversa, "eu quero doar meus órgãos", porque se eu tiver um mal súbito e tiver no hospital, em uma hora de muita dor, se eu tiver morte encefálica, isso pode ser desavença familiar, porque um não sabe, outro não quer, então, se eu quero doar órgão, eu deixo a minha manifestação expressa em família.

Quando for colhido o órgão, todos os envolvidos vão consultar a família, porque o órgão não é doado sem o consentimento familiar, então a família vai estar preparada para respeitar a minha vontade.

Portanto, se você quer doar órgão, quer deixar seus órgãos para que gere vida com a sua morte, deixe isso manifesto e ajude ao próximo, aquele que está muito doente e desesperado por um órgão. Muito obrigado!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down