Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Riscos de não mudar hábitos após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um procedimento que requer uma compreensão fundamental: a necessidade de realizar mudanças nos hábitos após a operação. Muitas vezes, pessoas que lutam com o excesso de peso e optam pela cirurgia sem o devido preparo podem enfrentar desafios substanciais.

No post de hoje, falaremos sobre a importância do preparo pré-operatório antes da cirurgia bariátrica e como esse processo desempenha um papel fundamental no sucesso a longo prazo do procedimento. Confira!

Mudanças necessárias no pré-operatório

Para realizar a cirurgia bariátrica, é importante compreender que não existe uma fórmula mágica. Se você consome alimentos de forma abundante, e no dia seguinte entra na cirurgia sem ter feito nada; operou e, ao sair, precisa começar a adotar restrições alimentares significativas.

O paciente pode sentir uma forte vontade de voltar a comer normalmente após três ou quatro meses, inconscientemente desejando retomar o estilo de vida anterior. Para evitar essa perspectiva, é crucial não ignorar o fato de que o reganho de peso pode ocorrer após a cirurgia bariátrica. O que acontece é que é necessário realizar um preparo antes da cirurgia bariátrica, este é o grande segredo.

Como funcionam as sessões preparatórias? 

Em instituições de grande porte, como no Hospital das Clínicas, os pacientes enfrentam longas filas de espera, participando de reuniões semanais durante um ou dois anos, aqueles que perseveram e participam das sessões preparatórias são submetidos à cirurgia.

Nesse período, o resultado é significativamente diferente daqueles que não se preparam, melhor do que o dos pacientes que  retornam aos seus hábitos antigos e não praticam exercício físico, pois tendem a engordar, o que chamamos de reganho, e consequentemente vão precisar realizar outra cirurgia. 

Pós-operatório 

Assim, ao operar, uma cirurgia bem realizada, com preparo, pode resultar na perda de até 40% do seu peso. Depois, o paciente tende a compreender que pode e deve praticar atividade física e que precisa adotar restrições alimentares

É importante entender que, ao passar pela cirurgia, existirão restrições. Algumas pessoas  não se preparam e buscam compensações para a ansiedade, recorrendo ao álcool e a outras formas. Com um preparo adequado, essa ideia de que as pessoas que operam e voltam a beber diminuiu muito. Isso tem ocorrido cada vez menos quando o preparo é adequado.

Portanto, o segredo da cirurgia bariátrica está no pré-operatório e em uma cirurgia de qualidade realizada por um bom cirurgião. É essencial que você se informe bem antes de realizar a operação. 

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down