A flora ou microbiota intestinal desempenha um papel fundamental na saúde geral do corpo humano, influenciando desde a digestão, até a pele e o funcionamento do sistema imunológico. Quando há um desequilíbrio, surge um problema chamado disbiose.
Quer saber um pouco mais sobre a disbiose, os sintomas e como funciona o tratamento? Acompanhe os detalhes no post a seguir!
Quais as causas da disbiose?
A disbiose refere-se a um desequilíbrio na composição e na atividade das bactérias que habitam o trato gastrointestinal.
Ela ocorre quando há um desequilíbrio entre as bactérias “boas” e “más” no intestino, resultando no aumento das bactérias prejudiciais.
Existem vários fatores que podem contribuir com o desenvolvimento desta condição, incluindo:
- Dieta pobre em fibras (alimentação rica em açúcares refinados, alimentos processados e gorduras saturadas);
- Bebida alcoólica em excesso;
- Uso de medicamentos, como antibióticos;
- Estresse;
- Alergias alimentares;
- Doenças como síndrome do intestino irritável, entre outras.
É importante lembrar que a disbiose pode ser causada pela combinação desses fatores, podendo variar de pessoa para pessoa.
Principais sintomas de disbiose
Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade e a causa do problema. Porém, o indivíduo pode apresentar alguns sinais de alerta, como:
- Constipação;
- Diarreia;
- Inchaço;
- Fadiga;
Além desses sintomas, também podemos destacar: distúrbios de sono, ou seja, a dificuldade para dormir, ganho de peso, problemas de pele, como acne, eczema ou dermatite e sistema imunológico enfraquecido.
Qual o tratamento indicado para disbiose?
O tratamento dependerá das causas da disbiose, por exemplo, quando possivelmente foi ocasionada por um antibiótico, o paciente deverá suspender o remédio até que seja restaurado o equilíbrio bacteriano.
Uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a promover o crescimento das bactérias benéficas no intestino. Assim sendo, alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, fermentados como iogurte, que contêm probióticos naturais, podem ser consumidos.
Manter um estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular, dormir bem e reduzir o estresse, pode ajudar a manter a saúde do intestino.
Algumas condições médicas subjacentes, como síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal ou intolerância alimentar, que podem contribuir com a disbiose, devem ser tratadas para não provocarem complicações.
Ficou com alguma outra dúvida sobre o assunto? Comente abaixo para que possamos esclarecê-la e compartilhe!