A doença de Crohn é uma das doenças inflamatórias intestinais. Ela pode acometer qualquer parte do intestino, desde a boca até o ânus. Como ela acomete qualquer parte do intestino, os sintomas podem se apresentar de diversas maneiras.
Os sintomas podem ser vagos, como dor abdominal e febre. Quando atinge a região do ânus, o mais comum ela se manifesta como fístulas ou abscessos.
Continue lendo para entender quais os sintomas mais comuns, como é feito o diagnóstico e as possíveis complicações da doença de Crohn.
Entre os sintomas mais comuns da Doença de Crohn, estão:
- Perda de peso;
- Febre;
- Diarreia, com ou sem sinais de sangue;
- Dor abdominal;
- Dificuldade para absorver os nutrientes;
- Fraqueza.
E aí, como diagnosticar a doença de Crohn?
Alguns fatores são importantes para auxiliar na avaliação: faixa de idade, história familiar e sintomas.
A doença de Crohn, é mais prevalente em duas faixas etárias: logo depois da adolescência e, depois dos 40 – 50 anos.
Para auxiliar no diagnóstico, são solicitados alguns exames como:
- exames de fezes;
- exames de sangue;
- Colonoscopia;
- Endoscopia;
- exames de imagem (tomografia de abdome e ressonância).
Complicações da Doença de Crohn
Dentro do intestino além da inflamação que é a característica principal da doença, essa doença pode evoluir com 2 complicações mais graves: as fístulas e as estenoses.
- Fístula:, comunicação entre duas estruturas do organismo. Onde o intestino inflamado estiver mais próximo, mais perto, ele pode “grudar” e formar um caminho.
- Estenose: é o estreitamento ou fechamentos do diâmetro do intestino. Depois de uma inflamação, surgem cicatrizes nas paredes do intestino, causando espessamento das paredes e redução do caminho do intestino, podendo chegar até oclusão total.
Devo me preocupar
Quem tem doença de Crohn deve sim, se preocupar! Pois, ainda não se sabe como a doença pode ser curada, uma vez que os sintomas podem ressurgir. Porém, existe tratamento. Se você foi diagnosticado com a doença de Crohn, você deverá ser acompanhado por um médico!
Compartilhe essas informações com o maior número de pessoas e ajude-nos a promover saúde.