Diversos órgãos são vitais para o ser humano, ou seja, não é possível sobreviver se eles não estiverem presentes e funcionando perfeitamente no organismo. Esse é o caso do fígado, um dos mais importantes do sistema digestivo e responsável por diversas tarefas.
Preparamos este artigo para que você conheça a função do fígado compreendendo por que é tão importante mantê-lo saudável. Continue lendo para saber quais são as diversas responsabilidades desse órgão e como garantir a saúde dele para alcançar o equilíbrio orgânico.
O fígado e suas funções
O fígado é um dos órgãos que compõem o sistema digestivo. Ele é uma glândula, na verdade a maior que encontramos no corpo humano, e tem funções exócrinas, na liberação de secreções, e endócrinas, liberando substâncias no sistema linfático e sanguíneo.
Em média, o fígado pesa de 1.300 a 1.500 gramas no homem, sendo um pouco menor na mulher, cerca de 200 gramas. Ele se localiza na parte superior à direita do abdômen, e uma das suas principais características é a sua alta capacidade de se recuperar e regenerar. Afinal, ele é composto por milhões de células que conseguem se recompor após sofrerem alguma lesão.
Não existe apenas uma função do fígado, porque ele é responsável por cumprir diversas tarefas diferentes. Veja a seguir algumas delas:
- liberação e armazenamento da glicose;
- metabolismo das proteínas;
- conversão da amônia em ureia;
- metabolismo de lipídios;
- síntese de uma grande parcela das proteínas do plasma;
- destruição de células do sangue desgastadas e bactérias;
- processamento de hormônios e outras substâncias;
- produção da bile;
- síntese do colesterol;
- desintoxicação do organismo;
- armazenamento de minerais e vitaminas como A, D, E, K, B12 ferro e cobre;
- participação na regulação do volume sanguíneo.
É o fígado que protege o nosso organismo contra substâncias nocivas que muitas vezes nós mesmos ingerimos, como é o caso das gorduras, da cafeína e do álcool, um grande vilão para esse órgão tão importante.
É preciso ressaltar que, embora o fígado tenha uma alta capacidade de se regenerar, ele também sofre agressões, sendo que algumas lesões, principalmente aquelas causadas constantemente como no caso do abuso de bebidas alcoólicas, podem acarretar danos irreversíveis para ele.
Além disso, algumas doenças também afetam o fígado, como no caso da hepatite e da fibrose. Há ainda complicações como a cirrose, hepatites, doenças hepáticas tóxicas e insuficiência hepática em decorrência de diversos problemas.
E não é somente isso, porque o fígado também pode ser acometido pelo câncer. A cirrose é uma das doenças que podem evoluir para a formação de tumores malignos. Por isso, é muito importante manter esse órgão saudável, já que ele é responsável por tantas funções em nosso corpo.
O que é preciso manter o fígado saudável
Sendo um órgão vital que cumpre tantas funções no organismo humano, o fígado é de suma importância para que o indivíduo se mantenha saudável. Como dito, embora ele tenha uma ampla capacidade de regeneração, algumas vezes as lesões provocadas nesse órgão causam dificuldade para que ele trabalhe, provocando a insuficiência hepática.
Nem sempre é possível realizar um tratamento para ajudar o fígado a se recuperar, por isso, em muitos casos é necessário fazer um transplante de fígado. Esse é um procedimento complexo, mas que tem boas chances de sucesso. De toda forma, é mais interessante evitar que o fígado adoeça a ponto de não conseguir cumprir o seu papel.
Não é difícil manter o fígado saudável. Você só precisa adotar bons hábitos e tomar certos cuidados. Veja a seguir algumas dicas para preservar esse órgão:
- mantenha um cardápio rico em frutas, legumes, verduras, proteínas magras e outras substâncias nutritivas;
- evite o consumo de alimentos artificiais e muito processados, que contenham aditivos e conservantes;
- evite a ingestão de frituras, gordura animal, margarina e óleos refinados;
- beba bastante água;
- consuma alimentos ricos em enxofre, como brócolis, cebola e alho, que ajudam na desintoxicação orgânica;
- modere o consumo de bebidas alcoólicas;
- evite a automedicação e a administração simultânea de vários medicamentos;
- pratique atividades físicas para manter o peso saudável;
- evite o consumo excessivo de sódio.
Além de todos esses cuidados, não se esqueça de passar por uma consulta médica de rotina periodicamente. Essa medida é fundamental para acompanhar o seu quadro clínico e observar se existe alguma alteração em seu organismo. Dessa forma, pequenos problemas são tratados no começo evitando que se tornem grandes complicações.