O pâncreas é uma glândula de 15 a 25 centímetros de extensão, que está localizado na região superior e posterior (retroperitoneal) do abdômen, atrás do estômago (entre o baço e o duodeno) e faz parte do sistema digestivo. Anatomicamente, o pâncreas pode ser dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda. Além disso, ele apresenta também algumas funções muito importantes para o organismo. Continue lendo para saber mais detalhes.
As principais funções do pâncreas
O pâncreas é um órgão que apresenta duas funções: a função endócrina, que produz a insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicemia do sangue, e também a função exócrina, que produz as enzimas que estão relacionadas à digestão e à absorção dos alimentos consumidos.
Porém, algumas doenças poderão afetar essas funções, entre elas a pancreatite aguda e a crônica, o câncer e o diabetes.
Portanto, como uma forma de prevenir essas doenças, é necessário cuidar da saúde para também manter o órgão saudável. A seguir, listamos algumas medidas que podem ajudar.
A importância de manter o pâncreas saudável
De acordo com estudos desenvolvidos por uma organização inglesa, aproximadamente 40% dos casos de câncer de pâncreas podem ser evitados se houverem alterações no estilo de vida. Entre essas alterações, estão:
- Manutenção do peso ideal;
- Diminuição do tabagismo;
- Consumo de açúcar e carboidratos com moderação;
- Diminuição do consumo de bebidas alcoólicas.
Quando esses hábitos são deixados de lado e a alimentação se mantém equilibrada, o pâncreas automaticamente se torna mais saudável.
Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:
Outro bom aliado da queima de gordura são os exercícios físicos, seja por meio de caminhadas ou de outras atividades. O ideal é fazer cerca de 30 minutos de exercícios por dia, e este é um dos hábitos que mais podem ajudar a prevenir os problemas no pâncreas.