Composto por milhões de células, o fígado é considerado um dos órgãos mais importantes do sistema digestivo, já que é responsável, principalmente, por metabolizar e armazenar nutrientes do organismo. Pesa em torno de 1.300 a 1500 gramas no homem e um pouco menos, cerca de 200 gramas nas mulheres.
As principais funções do fígado são:
- produção da bile;
- síntese do colesterol;
- armazenamento e liberação da glicose;
- desintoxicação do organismo;
- transformação de amônia em ureia;
- processamento de drogas e hormônios;
- metabolismo das proteínas;
- destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, entre outras.
Localizado na parte superior direita do abdômen, é um órgão vital, pois o ser humano não pode sobreviver sem ele.
E, apesar de ter uma ótima capacidade de recuperação, algumas doenças podem provocar insuficiência hepática, levando o paciente ao óbito. Nestes casos, pode ser que haja a indicação médica para ser feito o transplante de fígado.
A principal causa da necessidade de transplante é a cirrose hepática, que provoca um dano irreversível das células do fígado. A doença acontece quando a anatomia normal do órgão é substituída por tecido de cicatrização, o que deteriora sua função. Ela pode ser causada por diversos motivos: hepatite B, hepatite C, hepatite autoimune, álcool, cirrose biliar primária, colangite esclerosante e cirrose biliar secundária.
Hepatite B
A hepatite B, por exemplo, é causada pelo vírus B, conhecido como VHB. Ao entrar no nosso organismo, o vírus ataca as células do fígado, e se multiplica, provocando a inflamação do órgão.
Ao ser contaminado, por meio do sangue, da saliva, do sêmen e das secreções vaginais, o indivíduo pode desenvolver a hepatite aguda, a hepatite crônica, e a hepatite fulminante – que é a forma mais grave da doença e pode levar ao óbito rapidamente.
Hepatite C
Por sua vez, a hepatite C é uma doença viral, que também causa a inflamação do fígado. O problema é que, na maioria das vezes, não há sintomas e o paciente não percebe o problema no organismo. Seu vírus, o VHC, pode ser transmitido principalmente por sangue contaminado.
Contato sexual, via perinatal, de mãe para filho, compartilhamento de seringas ou de instrumentos na manicure, pedicure e piercings também são formas importantes de transmissão da doença.
Portanto, há várias doenças que podem causar deterioração do fígado e levar à necessidade de transplante. É sempre importante cuidar da saúde, ter hábitos saudáveis e fazer exames de rotina, para detectar possíveis problemas precocemente.
Confira também, nosso vídeo sobre o tema:
Deixe seu comentário abaixo