A esplenectomia é um procedimento que envolve a remoção do baço, órgão localizado no lado esquerdo do abdômen, abaixo das costelas. Muitas vezes, é indicada para tratar condições graves, como traumas ou infecções.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto, saber como é feita a cirurgia e quais os cuidados pós-operatórios? Continue acompanhando o post de hoje!
Como a esplenectomia é realizada?
Normalmente, a esplenectomia é realizada através da laparoscopia (esplenectomia laparoscópica), uma técnica minimamente invasiva.
Durante a cirurgia, são feitas pequenas incisões no abdômen do paciente para que o cirurgião possa inserir os instrumentos necessários. Assim sendo, o baço é cuidadosamente desconectado dos vasos sanguíneos e dos tecidos circundantes.
Ela também pode ser realizada com técnica convencional, isto é , com a incisão maior.
Quando é indicada a cirurgia?
Existem várias razões para que a esplenectomia seja indicada, entre as principais podemos destacar:
Traumas
Em casos de lesões graves no baço, devido a acidentes, a cirurgia pode ser necessária para controlar o sangramento interno e prevenir complicações.
Câncer
Em alguns casos de câncer, especialmente linfomas e leucemias, pode ser necessária a esplenectomia como parte do tratamento ou para aliviar os sintomas associados à doença.
Doenças Hematológicas
Algumas doenças do sangue, como Púrpura Trombocitopênica, a retirada do baço pode ajudar no controle dos sintomas.
Quais os cuidados pós-operatórios?
O baço tem uma função imunológica. Por esse motivo, é fundamental manter as vacinas em dia, se possível antes mesmo de realizar o procedimento.
Além disso devem ser seguidas as demais recomendações do médico, em relação a repouso, alimentação no pós operatório.
Você já foi submetido à esplenectomia ou conhece alguém que precisa dessas informações? Comente abaixo e compartilhe!