Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Quais são as complicações da Hepatotoxicidade causada por drogas?

Lesão tóxica do fígado por drogas, é uma ocorrência que cada vez é mais frequente.

Porque a população, usa uma quantidade de medicamentos cada vez maior, e isso vai fazer com que essa modalidade de doença, esse tópico fique muito na moda daqui pra frente.

Nós temos que tomar muito cuidado, porque hoje existe uma outra complicação, que são as interações medicamentosas.

Então, uma droga pode ser lesiva, e quando nós usarmos ela com outra droga, essa outra droga pode facilitar e potencializar e aumentar muito o efeito desse agente lesivo.

Tanto em alergia, quanto em qualquer tipo de reação no organismo.

No fígado as drogas têm uma ação direta, e nós podemos tomar um remédio, se nos tivermos uma reação negativa, que nós não sabemos a esses medicamentos, que pode ser desde uma forma leve, muito simples que simule uma hepatite, até a destruição do fígado.

Então, é muito comum essas reações às drogas. Não irei falar ou inúmera, porque qualquer droga pode dar.

Nós, temos que só mapear para ver se tem alergia, já existem por exemplo alguns tratamentos, que nós já sabemos vou dar um exemplo não vou citar o nome mas, se você for tratar por conta que toma alguma droga anti fungos, alguns anti fúngicos orais para tratar uma micose de unha por exemplo, você tem que fazer paralelamente a isso dosagens das enzimas do fígado, para saber se essa droga está lesando o seu figado.

É assim que nós fazemos, quando o doente está tratando no hospital. Mas, tem muita droga que pode ser usado continuamente, desde o remédio para colesterol, desde o fungo para unha,e que tem que ser muito lembrado que pode dar uma lesão do fígado.

Como remédio para emagrecer, qualquer coisa dessas pode dar a lesão hepatotóxica.

Como é que nós sabemos?

As fezes pode ficar clara na cor de massa de pintor, a urina pode ficar na cor de coca cola o olho pode ficar amarelo.

Então isso são alertas que a gente deve estar fazendo para as pessoas que usam qualquer remédio.

Não é um remédio outro, que pode ser Hepatotóxico.

Tem algumas categorias que nós sabemos como:  antifúngicos como esses remédios pra eventualmente colesterol, que no começo nós fazemos um mapeamento, usando as enzimas do fígado.

Mas a população tem que estar atenta, que existem também outros remédios corriqueiros e comuns que podem dar a destruição do fígado.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross