Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Pós-operatório da retirada da vesícula

Recebemos duas perguntas em nossas redes sociais sobre o pós-operatório de retirada da vesícula.

Quais os incômodos mais comuns no pós-operatório imediato?

No pós-operatório imediato, a queixa mais comum é uma dor pequena no corte, porém, isso é plenamente superável com o uso de analgésicos.

Outro sintoma que acontece em um número pequeno e eventualmente alguns doentes podem ter é a diarreia passageira. Não precisa se preocupar porque qualquer antidiarreico e um pouco de critério na alimentação pode curar sem problema nenhum.

Nunca tivemos um problema que fosse persistente desse tipo. Portanto, é só ajeitar a alimentação, e, se for o caso, usar alguma medicação.

O nosso corpo se acostuma com a falta da vesícula? Como ele assume a digestão das gorduras? Isso dificulta a absorção de vitaminas A, D, E, e o complexo K?

Essas complicações ligadas à absorção da gordura, na verdade, não sofrem alteração nenhuma porque a vesícula apenas acumula a bile. Quando o intestino recebe a gordura, a vesícula lança a bile para digerir.

Quando nós operamos, esse processo se dá em fluxo contínuo e a digestão depois de algum tempo passa a ser perfeitamente sincronizada com a alimentação.

Quanto à absorção, essas vitaminas podem ser observadas nos pacientes que tiraram o estômago. Nos pacientes que tiraram a vesícula não tem interferência nenhuma porque a fisiologia continua perfeitamente normal.

Caso a digestão não tenha melhorado, pode ser que tenha outros problemas associados que devem ser investigados, mas a digestão de gorduras e a absorção de vitaminas são absolutamente normais. A retirada da vesícula não interfere de maneira nenhuma.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comments on “Pós-operatório da retirada da vesícula”

    1. Olá, Lenilda. Para informações sobre valores, peço que entre em contato conosco pelo telefone: (11)3284-7958

      Estamos aguardando.

magnifiercrossmenuchevron-down