O que é
A pancreatite é uma doença grave, existe a mais comum que é chamada de Edematosa, mais comum em mulheres.
O cálculo sai da vesícula, passa pelo canal do pâncreas e desencadeia o inchaço. Essa pancreatite é 70% das vezes causada por cálculo em mulheres. A evolução é benigna. O repouso alimentar e uso de medicamentos resolve.
Existem as formas complicadas da pancreatite aguda, algumas são graves chamadas de necro-hemorrágica, necrose e sangramento associado. Essa é uma doença que tem uma mortalidade bastante grande.
O pâncreas tem uma enzima que faz a digestão, quando está obstruído, digere o próprio pâncreas e pode digerir também os vasos da região, levando a morte do tecido pancreático e também ao rompimento dos vasos.
Esse é um quadro muito grave e que pode matar. Geralmente é associado ao álcool, mas pode ser outras doenças autoimunes. A pessoa que já tem uma causa que leva a pancreatite e junta o álcool, a evolução piora. Nesses casos a pancreatite pode ter formas muito grave, mas em geral não é morte súbita.
Sintomas e processo
A pancreatite leva a um quadro de muita dor abdominal. O paciente é levado pra UTI e tratado por radiologia intervencionista ou por endoscopia.
Na segunda fase tem infecção por cirurgias múltiplas e termina falecendo, mas quando o doente sai, detêm de lesão pancreática definitiva.