A sensação de queimação no estômago, que muitas vezes piora durante jejum, é um dos sinais mais comuns de gastrite, nome que damos à inflamação que acomete o revestimento estomacal.
Além desse sintoma, existem outros sinais bastante incômodos. Quer saber quais são eles e o que fazer para amenizá-los? Acompanhe a seguir!
O que pode causar a gastrite?
Como dissemos, a gastrite é a inflamação da mucosa do estômago, que pode causar um desconforto significativo e interferir na qualidade de vida. A condição pode ser classificada como:
- Crônica;
- Aguda.
Normalmente, a gastrite aguda é súbita e temporária, sendo provocada por fatores como o medicamentos anti-inflamatórios, estresse, entre outros.
Por sua vez, a crônica é a mais frequente e pode persistir por meses ou anos. É bastante associada à infecção por Helicobacter pylori, uma bactéria que acomete a mucosa estomacal.
Quais os sintomas de gastrite?
Os sintomas de gastrite podem variar de pessoa para pessoa e dependem da gravidade. Mas, em geral, o indivíduo pode apresentar alguns sinais, sendo eles:
Dor abdominal
A dor pode ocorrer em forma de queimação, pontadas ou sensação de peso no estômago, na parte superior do abdômen.
Azia
Sensação de queimação que se estende do peito até a garganta, podendo piorar após as refeições.
Indigestão
Dificuldade para digerir os alimentos e sentir-se saciado, mesmo se alimentando pouco, ou sentir um desconforto estomacal.
Perda de apetite
A dor e o desconforto abdominal podem levar à diminuição do apetite e, consequentemente, à perda de peso.
Como amenizar os sintomas de gastrite?
Existem diversas medidas que podem ser adotadas para amenizar os sintomas. Entre as principais, estão:
Dieta balanceada
Manter uma dieta equilibrada é o primeiro passo para amenizar os sintomas de gastrite. Evite alimentos picantes, ácidos e gordurosos, que podem irritar o estômago.
Opte por refeições leves e de fácil digestão, como vegetais cozidos, carnes magras, grãos integrais e frutas que não sejam cítricas.
Hidratação adequada
Beber água regularmente é fundamental para manter a mucosa gástrica saudável. Evite bebidas carbonatadas, cafeína e álcool. Prefira água ou chás mais suaves, como camomila e hortelã.
Reduzir o estresse
O estresse pode desencadear ou piorar os sintomas de gastrite. O ideal é realizar práticas de relaxamento, como meditação, respiração profunda, yoga ou exercícios musculares, que podem ajudar a reduzir o estresse.
Medicamentos
Em casos mais graves de gastrite, o médico pode prescrever medicamentos para reduzir a produção de ácido estomacal, aliviar a dor ou tratar infecções bacterianas, como a Helicobacter pylori.
É muito importante seguir as instruções médicas com relação às doses e tempo de tratamento.
Seguindo essas dicas, os sintomas de gastrite poderão ser amenizados. E antes de realizar qualquer mudança significativa em sua dieta ou estilo de vida, consulte o médico para as orientações adequadas.
Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário para que em breve possamos esclarecê-lo!