O que é peritonite

Última atualização em 22/03/2021 por Prof Luiz Carneiro
• Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Home » O que é peritonite

Hoje o assunto é Peritonite. Primeiro, vou explicar o que é a peritonite, para depois explicar como que trata-la.

O que é Peritonite

A cavidade da barriga é revestida por um tecido muito fininho, muito delicado, que se chama o peritônio.

Então uma infecção nesse revestimento, desse “envelope”, que é como se fosse um envelope, o nosso destino e tudo que tem na barriga, tá dentro desse peritônio e tivesse uma inflamação.

É muito raro e muito difícil ter uma inflamação que nasce, que é primária, no peritônio. Em geral, a peritonite é consequente a uma apendicite, a uma diverticulite, a uma úlcera perfurada, a uma inflamação aguda do pâncreas ou da vesícula e isso pode levar a peritonite.

O que pode causar apendicite? Descubra clicando aqui!

O que causa a Peritonite?

Em 99% das vezes nós tratamos a peritonite tratando a causa da peritonite.

Nós operamos o apêndice, nós tratamos a diverticulite com antibiótico ou, se eventualmente precisar, operamos, tratamos a inflamação da vesícula com antibiótico ou fazendo a retirada da vesícula, se for uma úlcera perfurada tem que operar e fazer o conserto, tampar esse “furinho”.

A peritonite é um quadro em geral grave, que causa muita dor na barriga, a barriga fica dura, em geral apresenta febre. A peritonite pode ser em toda a barriga  ou pode ser localizada.

Quando é do apêndice é uma peritonite localizada na parte inferior direita, na chamada fossa ilíaca direita, se é da vesícula se localiza no quadrante superior esquerdo, se é da diverticulite é lá embaixo a esquerda, se é da vesícula direita e no apêndice baixo e a direita.

Muitas vezes, pelo tipo de dor, pela localização da dor, podemos localizar qual é o problema. Se o quadro avançado ficar muito grave aí fica uma peritonite que é de todo o peritônio, sendo um quadro muito mais dramático, muito mais grave, que precisa de tratamento.

Como tratar a Peritonite

Nós sabemos que quanto mais precoce o tratamento melhor a solução. Às vezes uma apendicectomia simples resolve e salva vidas e se deixar isso evoluir demais, vira um problema enorme.

A peritonite pode ser tratada com antibiótico, existem alguns casos que é de peritonite primária e que hoje podem ser tratadas.

São muito comuns em crianças, é um quadro em que fazemos o diagnóstico por imagem e tratamos.

Sabia mais sobre Apendicectomia clicando aqui!

Na dúvida leve o doente para o hospital e deixe seu médico examinar para definir qual é a melhor forma de tratamento.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 18 =

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Sobre o Autor

Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

GoogleMyCitations

 Cv Lattes

ResearcherID

ORCID

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

× Agendar Consulta.