Lesão hepática focal pode ser um nódulo ou um tumor benigno ou maligno em uma área de fígado normal no meio de um fígado com gordura.
Portanto, pode ser uma área de tecido normal em um paciente que tem fígado gorduroso. Lembrando que fígado gorduroso não quer dizer que o paciente seja gordo, apenas o fígado que é gorduroso. Portanto, é uma área com foco diferente.
Em outras vezes, essa área focal pode ser um fígado cirrótico onde já existia uma doença prévia com uma área em crescimento atípico. Portanto, o nódulo que está se formando é uma circulação atípica que gera uma nodulação focal.
Por que devo procurar um especialista?
Esse tipo de nódulo precisa de segmento com um especialista em doença crônica. Isso porque essas lesões podem estar associadas com doenças crônicas do fígado, seja esteato hepatite ou cirrose.
A primeira manifestação pode ser através de um tumor pequeno, que quando tratado adequadamente, resolve o problema do doente, muitas vezes sem cirurgia.
Porém, o surgimento da lesão focal pode ser um alarme para os doentes que já possuem alguma doença hepática crônica. Procure um hepatologista ou um médico especialista para investigar o caso com detalhes.
Contudo, é muito importante saber que a lesão focal, na grande maioria das vezes, pode ser uma área chamada com tecido normal dentro de um fígado normal.
Bibliografia:
TREVISAN, ALEXANDRE MAXIMILIANO ; COGLIATI, BRUNO ; HOMEM, ADRIANA RIBEIRO ; ALOIAV, THIAGO PINHEIRO ARRAIS ; AQUINO NETO, NELSON DE ; MOREIRA, JAIRO MARQUES ; RENO, LEONARDO DA CRUZ ; NAUMANN, ALEXANDRE MOULIN ; GALVÃO, Flavio Henrique Ferreira ; Andraus, Wellington ; D’ALBUQUERQUE, LUIZ AUGUSTO CARNEIRO
KETZER, BERNARDO ; VINCENZI, RODRIGO ; COELHO, ANA MARIA M. ; LEITE, KÁTIA R. ; GALVAO, FLAVIO H. ; D’ALBUQUERQUE, LUIZ C. ; CRUZ, RUY J.