Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Junho Vermelho: mês da conscientização para a Doação de Sangue

O mês de junho é o mês para conscientização para doação de sangue, feito  para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador

Continue nos acompanhando e saiba mais sobre a importância de ser um doador de sangue!

Quem precisa de Doação de Sangue?

Este é um aspecto muito importante pois todos os hospitais precisam de sangue, tanto para as atividades cirúrgicas como para tratamento de doentes que têm uma série de doenças crônicas e que precisam de sangue com frequência.

Os renais crônicos, são anêmicos e com frequência precisam de transfusão de sangue, e o mais comum, que a gente vê esse desespero, são os traumatizados, quem teve um acidente de trânsito com uma grande perda sanguínea também precisa deste sangue. E nessa hora nós temos que ter estoque de sangue, é fundamental pois sangue é vida, se não tiver sangue nós vamos perder vidas de uma população jovem.

Como doar Sangue e quais os Benefícios?

Como citamos, esse é o mês que estimulamos e lembramos que o benefício da doação de sangue é um bem que não tem preço, então, hoje existem vários hospitais que, de maneira muito segura e muito eficiente, você vai lá e doa o seu sangue de maneira muito segura.

Paralelamente, eu gostaria de informar que para você doar o seu sangue, você faz mais de 40 exames, e se você for aceito para doar o seu sangue é porque estes exames estão normais. Então, ao doar o sangue, automaticamente, você já faz quase um check-up, já é um benefício muito grande e além de que, na grande maioria das vezes, você vai lá e ainda ganha um lanchinho para não sair com fome.

Lembre-se, a doação é a base da medicina! A gente trabalha com transplantes também, como não existem transplantes sem doação de órgãos.

Então, o sangue é fundamental, o sangue é de uma importância vital nos hospitais, doentes de UTI, doentes traumatizados, doentes crônicos, ou seja, uma infinidade de pessoas que precisam no dia a dia de sangue.

Nós devemos nos programar para sermos doadores de sangue e para isso, existe uma série de exigências que se restringem muito à doação para que ela seja feita de forma muito segura para você!

Então, por favor, procure um banco de sangue ou um hospital e doe o seu sangue que vai ser uma gotinha de vida muito importante para o sistema, um benefício imenso e para você uma perda de algumas poucas horas de maneira muito segura e praticamente indolor. Por favor, não esqueça de doar o seu sangue!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down