Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato
Fale conosco

Hepatite B: existe cura para a doença?

Atualizado em: 04/06/2024

Existem diferentes tipos de hepatites que podem acometer o organismo, como a Hepatite B, uma doença infecciosa provocada pelo vírus VHB, que se desenvolve no fígado e prejudica suas funções. 

A imagem ilustra uma célula

Mas, será que essa patologia tem cura? Existe algum tratamento específico? Vamos esclarecer essas questões no post de hoje. Acompanhe!

O que pode provocar a Hepatite B?

Conforme dissemos, a hepatite B é causada pelo vírus VHB, que acomete as células hepáticas e resulta em danos ao fígado. Muitas vezes, também pode acontecer de o próprio organismo reagir à infecção, na tentativa de evitá-la, gerando complicações.

Como é transmitido o vírus da Hepatite B? 

Existem vários fatores responsáveis pela transmissão do vírus da hepatite B, entre os principais, estão: 

Contato com sangue infectado

O VHB pode ser transmitido através do contato direto com sangue infectado, que pode ocorrer devido ao compartilhamento de agulhas (como no uso de drogas injetáveis), transfusões sem protocolo sanitário ou ferimentos que estejam em contato com o sangue contaminado.

Relação sexual desprotegida

A hepatite B também pode ser transmitida através da relação sexual desprotegida, mais precisamente com uma pessoa infectada pelo vírus. 

Compartilhamento de objetos pessoais

Compartilhar objetos pessoais, como lâminas de barbear, escovas de dente ou que possam conter vestígios de sangue infectado, pode resultar na transmissão do vírus. 

Além dos fatores citados, a doença também pode ser transmitida da mãe para o bebê, seja na gravidez ou no parto, tornando ainda mais importante o diagnóstico durante o pré-natal

Quais os sinais de alerta de Hepatite B? 

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Entre os sinais mais comuns, podemos destacar:

  • Fadiga extrema e fraqueza;
  • Febre;
  • Dor abdominal, especialmente no quadrante superior direito, onde o fígado está localizado;
  • Perda de apetite;
  • Tontura;
  • Enjoo e vômito;
  • Icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos);
  • Dor nas articulações.

É importante observar que algumas pessoas podem ser portadoras do vírus e seguirem como assintomáticas por longos períodos de tempo, mesmo enquanto transmitem o vírus para outros indivíduos.  

Em caso de suspeita da doença, é importante consultar um médico para fazer os testes e obter um diagnóstico adequado.

Afinal, existe cura para Hepatite B?

É possível dizer que, em boa parte dos casos, o organismo consegue combater por conta própria a infecção, considerando que o sistema imunológico desenvolve uma defesa para que a doença seja combatida. 

Assim sendo, muitas vezes, o vírus pode ser curado de forma espontânea, sem a necessidade de um tratamento. Porém, não existe uma cura definitiva para a hepatite B, apenas tratamentos que podem ajudar a controlar a doença e reduzir o risco de complicações.

O tratamento, geralmente, envolve o uso de medicamentos para diminuir a progressão da doença. Além disso, a vacinação contra hepatite B é uma medida importante para evitar que a doença se espalhe.

Você já teve ou conhece alguém com hepatite B? Comente abaixo, se tiver outras dúvidas e compartilhe!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro sorrindo com braços cruzados

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down