Hemorroidectomia é uma cirurgia da região anal em que é feita a retirada das dilatações venosas dessa região, que são as hemorroidas.
Como a hemorroidectomia é realizada?
Existem os métodos clássicos que fazem a retirada da pele e deixam grandes cicatrizes na região anal. Depois de fazer essa cirurgia complementar, é muito importante que se faça o segmento imediato com toques para que não haja estenose da região anal.
Isso porque as dilatações venosas são muito grandes e retira-se muita mucosa do reto e do ânus. E também, a cicatrização pode ser feita de forma muito intensa e levar a uma dificuldade de evacuação.
Atualmente, existem novos aparelhos e novas tecnologias desenvolvidas para fazer a hemorroidectomia. Por exemplo, é possível usar aparelhos especiais que fazem o tratamento através de micro-ondas ou de suturas, diminuindo a dor e as complicações no pós-operatório, como a estenose.
Em contrapartida, esses aparelhos podem não ser suficientes em hemorroidas muito grandes. Nesses casos, é necessário realizar a cirurgia por via tradicional, com uma retirada extensa da lesão e da pele. E também deve ser feito o exame de toque no pós-operatório.
Qual profissional realiza a hemorroidectomia?
A hemorroidectomia pode ser feita por proctologistas. É uma cirurgia mais rápida e mais fácil de realizar. Você pode fazer com bastante segurança.
Lembre-se que é melhor ir ao proctologista precocemente porque existem casos que o tratamento pode ser realizado no próprio consultório, evitando complicações futuras.
Se você tem sangramento anal, dor para evacuar ou alguma coisa desse tipo, procure o proctologista.
Bibliografia:
LUPINACCI, R. M. ; ANDRAUS, W. ; PAIVA HADDAD, L. B. ; CARNEIRO D’ALBUQUERQUE, L. A. ; HERMAN, P.
Tumor growth pattern as predictor of colorectal liver metastasis recurrence
Pinheiro, Rafael S. ; Herman, Paulo ; LUPINACCI, RENATO M. ; LAI, QUIRINO ; MELLO, EVANDRO S. ; COELHO, FABRICIO F. ; PERINI, MARCOS V. ; Pugliese, Vincenzo ; Andraus, Wellington ; Cecconello, Ivan ; D’ALBUQUERQUE, LUIZ CARNEIRO