Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

É possível reverter a Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um tipo de cirurgia onde o sistema digestivo sofre alterações para com que o estômago diminua sua quantidade de alimento tolerada.

Apesar de todos os benefícios da cirurgia bariátrica, alguns pacientes me perguntam se este processo tem a possibilidade de ser desfeito. Continue acompanhando o post que iremos falar sobre isso!

O Segredo da Cirurgia bariátrica

A reversão da cirurgia bariátrica é uma situação complexa e que tem que ser muito bem avaliada, pois o segredo da cirurgia bariátrica é a indicação! Esta não é uma cirurgia que pode ser feita de modo afoito e apressado, tem que existir um preparo, pois estaremos, na verdade, trocando um problema pelo outro, no caso, o excesso de peso pela falta de comida, pois quem sente um grande prazer em se alimentar pode ter uma perda deste benefício e acabar se frustrando.

Então, se não houver uma compreensão muito grande do processo, do preparo para a cirurgia bariátrica, as pessoas podem não saber ou se arrepender do que fizeram ou insistirem em voltar aos seus velhos hábitos e ganhar peso novamente, o que nós chamamos de reganho.

Portanto, o segredo da bariátrica é a indicação. Se você fez um bom preparo, tudo certo, dificilmente você irá querer reverter a cirurgia, mas se você fez e não está feliz, fale com o seu médico que pode se reverter.

Complicações da Cirurgia

Agora, temos uma outra situação. Em alguns doentes, a cirurgia pode gerar algumas complicações dependendo do tipo de operação que é realizada podendo gerar efeitos colaterais, então algumas pessoas podem ter problemas decorrentes desta cirurgia e aí tem que ou desfazer a cirurgia ou fazer um outro tipo de cirurgia.

Se a pessoa estiver adaptada, bem, magra, mas mesmo assim tem muitos problemas funcionais, de digestão, então pode se refazer para um outro tipo de cirurgia que é uma cirurgia que precisa ser feita por mãos bem experientes, escolhendo-se a técnica certa.

Então, nós estamos vendo que qualquer que seja a situação, um bom preparo, uma boa compreensão do seu problema, às vezes emocional, às vezes da doença, para poder indicar a cirurgia mais adequada para o seu perfil é o grande segredo da cirurgia bariátrica.

A cirurgia não é a mesma para todo mundo e feita a qualquer momento, pois feita desta maneira, é uma grande chance de se ter problemas no futuro. Agora se você foi em uma equipe cirúrgica que conversou, fez uma avaliação, psicológica, nutricional, que fez um preparo longo sabendo de todas as mudanças que a sua vida vai ter após a alimentação, que vão ter que mudar muito os seus hábitos, que você vai ter que recomeçar um novo perfil etc. as chances de aceitar a cirurgia, viver bem e ficar satisfeito são muito grandes, mas quando isso é feito sem nenhum planejamento fica uma coisa aleatória, uns aceitam e outros podem até se arrepender.

Então, prepare-se bem pois esta é uma mudança radical na sua vida  e definitiva, portanto faça a cirurgia se tudo estiver muito bem preparado e avaliado!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down