Não há como negar que a nossa saúde depende diretamente do modo como nos alimentamos. Afinal, o organismo precisa de combustível, que são os alimentos, e eles devem ter uma excelente qualidade para que o corpo funcione sem nenhuma complicação.
Não é novidade que uma dieta nutritiva e equilibrada ajuda na prevenção de diversas doenças, e isso também acontece com o câncer. Embora não seja possível prever quem pode ou não desenvolver tumores malignos, é fato que nossos hábitos são muito importantes para contribuir com a prevenção dessa doença.
Também não existem alimentos milagrosos, que eliminem totalmente a chance de desenvolver um câncer. Mas alguns grupos alimentares ajudam a equilibrar as funções orgânicas, mantendo o nosso corpo um ambiente saudável para as células.
Quer saber mais? Então continue lendo e confira alguns grupos de alimentos e suas opções para incluir no cardápio, reduzindo os riscos de desenvolver diferentes tipos de câncer.
1. Fibrosos
Os alimentos ricos em fibras, solúveis ou não, são importantes para manter o bom funcionamento do intestino. Quando ele está trabalhando sem complicações, elimina as toxinas do organismo fazendo uma verdadeira faxina, além de absorver com mais facilidade os nutrientes.
Sendo assim, procure incluir em seu cardápio cereais integrais, frutas, hortaliças, legumes e leguminosas. Algumas opções muito ricas em fibras são:
- pera;
- manga;
- brócolis;
- agrião;
- alface;
- milho;
- linhaça;
- lentilha.
2. In natura
Sempre que você for consumir qualquer tipo de alimento, procure refletir se é possível fazer a ingestão dele in natura. Isso porque, sempre que cozinhamos os alimentos alguns dos seus nutrientes e propriedades podem ser perdidos. A vitamina C, por exemplo, rapidamente se perde nesse processo.
O ideal, portanto, é ingerir os alimentos crus. Se for comer uma cenoura, prefira a salada ralada. No caso das frutas, em vez de fazer o suco, prefira comê-las e, se possível, também a casca, pois muitos dos seus nutrientes estão nessa porção, como é o caso da maçã e da pera.
3. Antioxidantes
Os alimentos antioxidantes são aqueles que ajudam a prevenir o processo de oxidação das células, ou seja, o seu envelhecimento. Esses nutrientes mantêm a saúde celular fazendo com que elas trabalhem e se reproduzem sem nenhuma complicação ou problema.
É possível acrescentar alimentos antioxidantes em todas as refeições do dia, e eles podem ser consumidos sem nenhum problema por qualquer pessoa. Algumas opções que podem ser incluídas no cardápio são:
- uva-passa;
- açaí;
- espinafre;
- brócolis;
- tomate;
- nozes;
- azeite de oliva;
- frutas vermelhas;
- limão.
4. Anti-inflamatórios
Você sabia que o câncer é uma espécie de processo inflamatório? Por isso, é importante tornar o organismo um ambiente alcalino, reduzindo sua acidez para que as células não sofram consequências negativas. Para isso, podemos acrescentar ao cardápio alimentos com propriedades anti-inflamatórias.
A função deles é reduzir a produção de substâncias que desencadeiam as inflamações. Também ajudam a fortalecer o sistema imunológico, possibilitando combater e prevenir doenças. Alguns alimentos com essas propriedades são aqueles ricos em vitamina C, ômega-3 e alicina, como:
- linhaça;
- gergelim;
- sardinha;
- alho;
- açafrão;
- cebola;
- laranja;
- acerola;
- melancia;
- morango;
- brócolis;
- repolho;
- gengibre;
- nozes.
5. Com baixo teor de gordura
Os alimentos gordurosos podem aumentar o risco de câncer por favorecer o ganho de peso corporal e processos inflamatórios, o que favorece a proliferação desordenada de células. Sendo assim, o ideal é acrescentar ao seu cardápio alimentos com baixo teor de gordura e também ter cuidado com o modo de preparo das refeições, evitando as frituras.
Lembre-se de que alimentos industrializados e processados costumam ter altos índices de gordura, como sorvetes, carnes embutidas, queijos amarelos, biscoitos recheados, entre outros. Assim, prefira alimentos que ajudam a combater o acúmulo de gordura no organismo como:
- aveia;
- frutas cítricas;
- iogurte;
- azeite extra virgem.
É importante ressaltar que a prevenção do câncer é feita com a adoção de diversos hábitos positivos, incluindo alterações no cardápio. Por isso, prefira um estilo de vida mais saudável, evitando o tabaco, bebidas alcoólicas, combatendo o estresse e praticando atividades físicas, além de ter uma dieta nutritiva e mais natural.