Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Comunidade internacional alerta para a gravidade das doenças inflamatórias do intestino

Comunidade internacional alerta para a gravidade das doenças inflamatórias do intestino - Prof. Dr. Luiz Carneiro
Comunidade internacional alerta para a gravidade das doenças inflamatórias do intestino 2

As doenças inflamatórias do intestino são o foco do Dia Mundial da Saúde Digestiva de 2017(WDHD). A Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) criou a data para alertar a comunidade médica em geral e toda a sociedade, sobre as enfermidades do aparelho digestivo.

Esses distúrbios provocam a inflamação do intestino, causando cólicas recorrentes e diarreias. As duas principais categorias de doenças são a Doença de Crohn e a colite ulcerativa. Muito semelhantes, por vezes são difíceis de distinguir, mas há peculiaridades.

A Doença de Crohn é crônica e pode afetar qualquer parte do sistema digestivo; já, a Colite Ulcerativa atinge, na maioria das vezes, apenas o intestino grosso.

Comunidade internacional alerta para a gravidade das doenças inflamatórias do intestino - Prof. Dr. Luiz CarneiroDiagnóstico

A identificação de doenças inflamatórias do intestino requer uma boa investigação. Primeiro, excluindo-se as infecções por parasitas ou bactérias. São necessárias amostras de fezes para possível identificação de sinais de uma infecção bacteriana ou provocada por parasitas, adquirida em uma viagem.

As amostras de sangue também podem apontar indícios da presença de infecções parasitárias ou de uma infecção advinda do uso de antibióticos.

Antes de cravar o problema, os médicos avaliam ainda a existência de gonorreia, que é a doença sexualmente transmissível pelo reto. As infecções por clamídia também estão neste grupo de exclusões.

A hereditariedade é um fator preponderante no aparecimento das doenças.

Dentro da metodologia para a elucidação do diagnóstico, é de suma importância a história do paciente, assim como seus hábitos nutricionais e uso de medicações. As ferramentas utilizadas para o diagnóstico são de fundamental importância no auxílio do controle da doença e seu seguimento, como a utilização de exames de imagem e a colonoscopia (endoscopia e enteroscopia em alguns casos de doença inflamatória). Em casos de diagnóstico duvidoso, o uso da análise histopatológica auxilia no controle e diagnóstico.

Doença de Crohn

Os sintomas são dores abdominais, diarreia crônica, muitas vezes com sangue, cólicas, febre e perda de apetite que acarreta o emagrecimento. A duração varia de alguns dias até semanas seguidas.

Geralmente, a doença de Crohn ressurge ao longo da vida, em intervalos irregulares. Durante um surto, o paciente pode sofrer com dores intensas, desidratação e perda de sangue.

Se o intestino grosso for gravemente afetado, existe o risco da hemorragia retal. Com o passar dos anos, esta pessoa fica suscetível ao câncer do cólon.

O tabagismo piora bastante este quadro.

Colite Ulcerativa

Nesta doença crônica, o intestino grosso fica inflamado, gerando perfurações ou ulceras que causam diarreia violenta com sangue, dor abdominal, cólicas e febre alta.

Nas crises, o paciente fica bem debilitado. Em caso de complicações, a anemia surge por conta da deficiência do ferro.

Através de uma radiografia do abdômen, o médico pode constatar a gravidade e a extensão da doença.

Tratamento das Doenças Inflamatórias do Intestino

A terapêutica se dá com antidiarreicos, anti-inflamatórios, corticoides, medicamentos autoimunes e antibióticos.

No caso da Doença de Crohn, a cirurgia é indicada quando o intestino fica obstruído ou as fístulas não saram. Para escapar da dependência de corticoides, o paciente com Colite Ulcerativa passa por tratamento cirúrgico.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross