Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Colectomia: Quando é indicada a cirurgia de câncer de intestino? 

Colectomia é o procedimento cirúrgico que visa a retirada de todo o intestino grosso ou apenas uma parte dele. 

colectomia quando e indicada a cirurgia de cancer de intestino prof dr luiz carneiro bg Prof Dr. Luiz Carneiro

No artigo de hoje você vai conferir mais detalhes sobre a cirurgia e entender quando ela pode ser indicada. Acompanhe!

Detalhes da colectomia

Como dissemos, a colectomia é a cirurgia realizada para a remoção de uma parte do intestino grosso (cólon) ou de toda sua porção

Chamamos de colectomia parcial quando apenas parte é removida, e colectomia total quanto todo o cólon é retirado. Ambos os procedimentos podem ser feitos de maneira convencional, por videolaparoscopia ou cirurgia robótica.

A colectomia é indicada em quais casos?

Geralmente, a colectomia é indicada para indivíduos que apresentam tumores malignos e que acometem o intestino grosso independente do estágio da doença, se avançada ou inicial. Além disso, também pode ser indicada para doenças benignas.

Entre as indicações de doença benignas podemos citar: doença diverticulite complicada, complicações da Doença de Crohn, sangramento intestinal e retocolite ulcerativa.

E vale ressaltar que o acompanhamento médico é indispensável para uma avaliação mais precisa e a realização do tratamento de maneira adequada. 

Colectomia: Pré e pós-operatório

Antes do procedimento, é necessária uma limpeza antes da cirurgia, feita com laxantes e lavagem intestinal. Nos casos de urgência, o paciente não precisa de nenhum preparo específico. 

Com relação ao pós-operatório, os casos são diferentes e dependem bastante das condições do paciente e do motivo que levou a cirurgia. Em um primeiro momento, em geral é mantido em jejum e depois iniciada a dieta líquida. Podem surgir desconfortos, mas conforme o paciente for aceitando bem, a alimentação já pode voltar ao normal.

O conteúdo foi esclarecedor? Se tiver outras dúvidas, deixe um comentário para que possamos esclarecê-la.

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down