Fale conosco

Colecistectomia: o que é e como funciona o pós-operatório?

Índice
Ao fundo da imagem, há um paciente deitado na cama de um hospital e sua médica olhando-o.

O que é

A colecistectomia é a cirurgia de retirada da vesícula biliar, sendo indicada, principalmente, em casos onde o órgão se encontra inflamado, com cálculos, pólipos, ou apresenta sinais cancerígenos. É considerada uma intervenção cirúrgica frequente.

Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre a Colecistectomia, para que você entenda como é feita a cirurgia e como funciona o pós-operatório, uma vez que após o procedimento, são necessários alguns cuidados. Continue lendo para saber mais.

Os tipos de Colecistectomia

A vesícula biliar é um órgão localizado por baixo do fígado, especificamente ao lado direito do abdômen. Sua função principal é armazenar e concentrar a bile, e descarregar a mesma no duodeno, enquanto a digestão é feita.

Geralmente, o órgão precisa ser retirado quando já não consegue mais realizar suas funções, ou seja, enfrenta problemas como a produção de cálculo no seu interior (pedra na vesícula), pólipos ou infecção. E assim, é realizada a Colecistectomia. Confira a seguir algumas técnicas utilizadas neste procedimento.

Colecistectomia laparoscópica

Essa técnica é chamada também de vídeo laparoscopia, e costuma ser realizada com anestesia geral. A partir de quatro incisões no abdômen, os médicos introduzem os instrumentos cirúrgicos e uma câmera, que os permite visualizar toda a região através de um monitor. Todo esse procedimento faz com que a cirurgia seja mais rápida e menos dolorosa.

Colecistectomia aberta

É feita por meio de uma incisão no abdômen, que geralmente é de maior proporção. A recuperação costuma ser mais demorada.

Colecistectomia radical

Algumas vezes, para que a doença não reapareça, é necessária uma cirurgia mais extensa, indicada em casos de câncer de vesícula (invasivos ou graus avançados), onde serão retirados a vesícula, parte do fígado, e todos os gânglios linfáticos.

Como funciona o pós-operatório da Colecistectomia?

Após o procedimento, quando o efeito da anestesia já finalizou, pode acontecer de o paciente sentir um desconforto na região do abdômen, no pescoço, e até nos ombros. Por conta disso, os médicos indicam o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para que as dores sejam amenizadas.

Além disso, será fundamental que o paciente fique em repouso total, e mesmo que ele já possa caminhar normalmente, as atividades físicas que exigem esforço devem ser evitadas.  Nos primeiros dias após a cirurgia, o ideal é que a alimentação seja saudável e livre de gorduras, sendo líquida e pastosa.

Se a cirurgia foi realizada por laparoscopia, a recuperação levará em torno de 10 dias, e não é recomendado que o paciente passe muito tempo deitado, ele deverá se levantar e realizar pequenas caminhadas.

Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!