A Cirurgia Bariátrica promove a perda significativa de peso em pacientes com obesidade severa. Indicada para indivíduos com IMC superior a 35 ou entre 30 e 35 com comorbidades como diabetes ou hipertensão arterial, esta cirurgia pode transformar a saúde dos pacientes.
Neste post, falaremos sobre como a Cirurgia Bariátrica pode ajudar no controle da hipertensão arterial, diabetes e outros fatores metabólicos, como colesterol e triglicérides. Acompanhe!
Indicações para Cirurgia
Pacientes com IMC superior a 35, que têm indicação para cirurgia, são classificados como obesos mórbidos. Além disso, há indivíduos com IMC entre 30 e 35 que apresentam diabetes ou hipertensão arterial.
Impacto da Perda de Peso
A perda de peso significativa, de 20 a 30%, leva à resolução do quadro, na maioria das vezes, da hipertensão arterial e também de muitos casos de diabetes. Realmente, a perda de peso promove um controle eficaz da hipertensão e do diabetes em uma parte substancial desses pacientes.
Mesmo com o peso reduzido, muitos podem desenvolver hipertensão arterial, assim como grande parte da população tem pressão elevada com o passar dos anos. No entanto, na população obesa que passa pela cirurgia, há uma relação nítida com a melhora da hipertensão arterial e do diabetes.
Controle de Fatores Metabólicos
Além disso, há um controle significativo do colesterol e triglicérides, com uma grande melhora na associação de fatores metabólicos graças à cirurgia bariátrica. Existem, portanto, benefícios evidentes, e a hipertensão arterial pode ser controlada de maneira muito eficaz.
Quase a maioria dos pacientes deixa de tomar o seu anti-hipertensivo após a cirurgia bariátrica, devido à redução expressiva do peso.