Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

A hepatite autoimune pode levar à morte?

A hepatite autoimune é uma doença que causa alterações no sistema imunológico, provocando inflamações crônicas no fígado.

Neste post,  falaremos sobre as doenças autoimunes e como é a vida com essas doenças. Acompanhe!

Hepatite autoimune

A doença autoimune é uma doença que tem múltiplas facetas e que se apresenta em cada indivíduo de uma maneira. Algumas pessoas têm formas mais graves, que levam à destruição do fígado e consequentemente o paciente pode precisar de um transplante, o que é um caso extremo, mas outras pessoas têm formas mais leves, que são diagnosticadas e então se faz o tratamento.

Especialistas em doenças autoimunes

Hoje tem pessoas especializadas em doenças autoimunes, e que fazem o manuseio a longo prazo desses pacientes, que vivem muitos anos (às vezes até o fim da vida), mas, precisam usar medicamentos, como corticóide ou outros medicamentos que também fazem uma modulação do sistema imunológico.

Tratamento para as doenças autoimunes

A hepatite autoimune é como outra doença crônica nessas formas, que é mais comum, mais leve, como a hipertensão, como o diabetes, que você tem que tomar cuidados e viver dentro de alguns cuidados, mas que é possível conviver o resto da vida e muitos anos de forma bastante segura e com qualidade de vida.

A doença autoimune pode ter formas graves e essas formas graves podem evoluir e vai necessitar de tratamento. Se o paciente não responder a tratamento se torna uma doença crônica, porém, a maioria responde.

Algumas vezes, nós temos que ter um procedimento muito mais agressivo para poder resolver as doenças, como a hepatite autoimune, mas, a grande maioria das autoimunes são controladas com tratamentos. Hoje existem grupos com grandes experiências, e esses pacientes podem ter uma vida muito longa com ótima qualidade de vida, desde que usando os medicamentos que o médico especialista recomenda.

Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário para que possamos esclarecer!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down