O transplante multivisceral tem ganhado espaço nos últimos anos, devido a melhora das estruturas hospitalares, permitindo que se façam transplantes dessa magnitude.
Neste post, explicamos o que é o transplante multivisceral, quais órgãos são transplantados e o cenário do Brasil em relação a esse procedimento. Acompanhe!
O que é transplante multivisceral?
O transplante multivisceral é a troca de todos os órgãos abdominais na sua concepção pura, mas, existem algumas variações, em que é possível não trocar todos os órgãos.
Esse transplante envolve 7 órgãos abdominais, que são os seguintes:
-Estômago;
-Duodeno;
-Intestino delgado;
-Parte do intestino grosso;
-Pâncreas;
-Fígado.
Hoje as chances de sobrevidas são boas, onde o procedimento permite que o doente sobreviva e tenha uma vida muito normal no pós-operatório, depois de alguns anos.
Transplante multivisceral no Brasil
No Brasil, existem alguns centros credenciados, como em São Paulo, no hospital Albert Einstein e no Hospital das Clínicas, que tem autorização ministerial para fazer transplantes multiviscerais.
Existem outros centros sendo credenciados em outras capitais do país, mas para isso, o hospital deve ter uma estrutura enorme de UTI, uma boa infraestrutura médica e muita gente envolvida.
Caso tenha alguma dúvida sobre o transplante multivisceral, deixe nos comentários que iremos responder! Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas para que saibam sobre a possibilidade do procedimento.