O pólipo na vesícula é um problema muito visto e muito discutido, mas afinal, o que seria isso?
O pólipo na vesícula é uma verruguinha dentro da vesícula, que é extremamente benigna, da qual a maioria dos brasileiros possui, ou seja, é uma verruguinha de colesterol.
Isso já muda quando se é um adenoma, onde temos que acompanhar o crescimento desta lesão.
Como diferenciar os tipos?
Para crescer um pouco, o colesterol demora anos, ele fica estável por muito tempo no mesmo tamanho, enquanto outro pólipo adenomatoso que tem potencial risco de malignização, ele cresce e muda de tamanho!
Então, sabemos que os pólipos de colesterol não são muito grandes, eles são bem pequenos, de tamanho 02, 03, que possui uma característica até nos exames.
Quais são os tratamentos?
Nessas circunstâncias, às vezes a vesícula está doente e por isso se formou o pólipo, e neste caso, a vesícula tem que ser retirada!
Caso o doente não tenha sintomas, nós podemos observar.
Quando o pólipo for maior que 06, a operação tem de ser feita, pois existe o risco de que ele não seja de colesterol, mas sim um pólipo de outra natureza e que esteja crescendo, ou então, um tumor, caso este que é muito raro. O divisor de águas neste caso é 06, 07, onde existe uma confusão entre os médicos, mas, se for deste tamanho, é indicado que se faça uma cirurgia tendo sintomas ou não.
Então, dentro deste contexto, o pequeno pólipo de colesterol, caso você não sinta nada, pode ficar apenas na observação (2, 3 milímetros). Em geral, ele é múltiplo, e aquele que é isolado e cresce, dentro do valor de 06, que é o nosso limite de indicação cirúrgica, deve ser operado!