Fale conosco

Omeprazol e o aparelho digestivo

Índice

Nós sabemos que o uso do omeprazol é de enorme difusão no mundo inteiro, e nós aprendemos que alguns pacientes podem ter o aparecimento e desenvolvimento de pólipos no estômago.

Omeprazol e o aparelho digestivo

Esses pólipos podem ser em todo o estômago (universais) ou podem ser localizados em alguma das regiões.

Nós também sabemos e hoje recebemos pacientes muito assustados com esses achados endoscópicos se são inflamatórios e benignos. Na grande maioria das vezes, eles regridem após a suspensão do omeprazol.

No entanto, nós não temos que nos preocupar com o uso do omeprazol em longo prazo, porque se tiver o pólipo a suspensão resolve na grande maioria das vezes.

Omeprazol e o Alzheimer

Existe uma associação do omeprazol que poderia piorar e levar ao Alzheimer. Não existe nenhuma evidência concreta e absoluta, nós não sabemos responder essa pergunta agora.

Em suma, o que nós fazemos é recomendar, tem pessoas que precisam do omeprazol e que o uso contínuo seja restrito àquelas pessoas com indicação absoluta e que o seu médico possa conversar com você.

Se você faz o uso contínuo por sua livre vontade sem um aconselhamento médico, é bom conversar com o seu médico, pois também nós não recomendamos o uso dessa forma.

Se nessa situação você tiver a endoscopia pólipos, também nós recomendamos suspender e conversar com o seu médico para que possa eventualmente substituir ou usar de maneira não tão continuada intercalando com outros medicamentos.

Espero ter respondido e deixado claro para vocês a importância do segmento médico mesmo no uso de medicamentos corriqueiros que podem trazer problemas no seu dia a dia.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!