Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O Brasil é referência em transplante de fígado com doador vivo

O transplante de fígado com doador vivo, a internauta Célia que saber, é preciso ficar na fila de doação? Só é feito em hospital público ou particular também?

- Bom, Célia, quanto ao transplante de fígado com doador vivo, de maneira geral é feito em poucos hospitais públicos. Aqui em São Paulo, fazemos transplante de fígado com doador vivo no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP como hospital público e também podemos realizar em hospitais privados, particulares.

Geralmente, os doentes aceitos para transplante de fígado com doador vivo tem o mesmo critério de indicação do transplante de fígado com morte encefálica, do doador morto.

E se você for fazer transplante de fígado com doador vivo, o que nós fazemos, a nossa rotina, é incluir você na lista de transplantes. Por quê? Porque se fizermos o transplante de fígado com doador vivo e acontecer alguma complicação aguda devido ao entupimento de uma artéria ou se o fígado não funcionar, é raro, mas pode ocorrer, então podemos incluí-la como prioridade máxima para pegar um fígado do sistema publico e colocar em você.

Explico ainda, porque quando você fez a doação e tirou essa pessoa da lista, você abriu espaço para lista da gravidade andar mais rápido.

O Governo acha que o sucesso do transplante de fígado com doador vivo faz a outra fila andar mais rápida. Mas reconhece que se houverem complicações, acha que é justo que este fígado seja compensado na fase aguda.

Existe obrigatoriamente a necessidade da listagem. O doente tem que estar nesta fila para receber o beneficio.

Agora, às vezes, em raríssimas exceções, podemos transplantar fora dos critérios que são da lista. Por exemplo, um câncer mais avançado, lento, que mostra um bom comportamento biológico como a gente chama. Se for uma pessoa jovem, com família e filhos, fazemos uma tentativa, embora a sobrevida seja discretamente menor a longo prazo.

E ai quando está fora de critério, da lista, se o órgão não funcionar, o Governo não fornece o órgão nessa situação.

Não é obrigatório que esteja na lista quem faz um transplante de fígado com doador vivo.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “O Brasil é referência em transplante de fígado com doador vivo”

  1. Gostaria de tirar umas duvidadas eu sou de Manaus -Am meu pai está com câncer avançado no fígado gostaria de saber se procedimento de doação com o doador vivo é feito em hospital particular e quais os hospitais que realizam esse procedimento

    1. Olá, George Lacet. Esse transplante é realizado em hospitais particulares, assim como públicos também. O ideal é entrar em contato com os hospitais mais próximos da sua região para analisar essa questão. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      1. Boa tarde estou fazendo tratamento de tb de pulmão e fiz um exames e está dando alterações no fígado e fiz também uma ultrassonografia PR ver o q tenho no fígado o médico diz q dependendo do que tiver tenho que parar com tratamento de tb só que está demorando muito e tenho dor do lado direito e incha muito meu abdômen parece que pega debaixo da costela do lado direito

        1. Olá, Fatima. Neste caso, o ideal é aguardar pelo exame para saber o que está acontecendo, e assim, prosseguir com o tratamento no pulmão.

magnifiercrossmenuchevron-down