A hemorroida é uma condição caracterizada pela dilatação de veias na região anal, que inflamam e provocam sintomas desconfortáveis durante ou após a evacuação.
E como lidar com esse desconforto e tratar o problema? Esse é o tema do post de hoje. Acompanhe mais detalhes a seguir!
O que pode causar a hemorroida?
Em geral, a hemorroida surge quando, ao evacuar, o indivíduo faz muita força.
Além da constipação, existem outros fatores que podem contribuir, como por exemplo:
- Diarreia crônica;
- Demorar para evacuar;
- Gravidez;
- Idade avançada;
- Baixa ingestão de fibras e de água
Sintomas causados pela hemorroida
O principal sintoma de hemorroida é sangramento durante a evacuação, que pode surgir como uma mancha no papel higiênico ou vaso sanitário. Outros sinais do problema, são:
- Dor ou desconforto durante a evacuação;
- Sensação de inchaço ou protuberância no ânus;
- Dor ao sentar-se;
É importante lembrar que, alguns desses sintomas podem ser semelhantes aos de outras condições, como fissura anal, doença inflamatória intestinal ou câncer colorretal.
Por isso, é fundamental consultar um médico para o diagnóstico correto e tratamento adequado.
O que fazer para aliviar os sintomas?
Para aliviar o desconforto, o banho de assento morno é bastante indicado. Sentar em água morna por cerca de 10 a 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação.
Por se tratar de uma região sujeita à contaminação, é necessário um cuidado maior com a higiene. E mesmo que o papel higiênico seja uma das principais formas de fazer a limpeza, ele pode não ser a melhor opção para quem sofre de hemorroida. Assim sendo, seu uso deve ser evitado, para não agravar o problema.
Neste caso, então, é indicada a utilização de ducha, água com sabonete.
A ingestão de 1,5 a 2 litros de água para manter as fezes macias e evitar a constipação ou dor ao evacuar, também é fundamental.
Qual o tratamento para a hemorroida?
O tratamento, geralmente, envolve algumas mudanças de hábitos. Deve ser mantida uma dieta rica em fibras, evitar o esforço durante a evacuação, beber muita água e praticar exercícios regularmente.
Em casos extremos, a cirurgia pode ser necessária para remover a hemorroida. O procedimento é conhecido como hemorroidectomia e tem duas técnicas mais comuns: PPH, cuja remoção é feita por um grampeador (anel) ou técnica convencional.
É importante conversar com o médico sobre as opções de tratamento disponíveis e qual a mais adequada para o seu caso específico.
Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário para que possamos esclarecer!