Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Excesso de Álcool pode levar ao Câncer?

O câncer é uma doença muito conhecida, aonde células destroem o tecido do corpo, mas ainda assim, muito é questionado se o álcool é um dos motivos que podem levar à esta doença, e a resposta é sim, ele pode!

Aonde o Câncer ocorre e como?

Além do fígado, outras vítimas do câncer causado pelo uso excessivo de álcool, tabagismo ou gordura, podem ser:

  • Pâncreas;
  • Intestino Grosso;
  • Coração;
  • Esôfago.

Um exemplo de como o uso de álcool pode levar ao câncer, é quando o fígado é lesado pelo álcool, resultando em uma cirrose, que por sua função, leva ao câncer.

O Álcool também pode trazer Benefícios?

Assim como seu uso em excesso pode ter más consequências, seu uso moderado também pode trazer benefícios ao corpo humano.

O resveratrol, substância presente no vinho, é um dos responsáveis por estes benefícios, pois possui uma ação protetora ao coração, mas seu uso deve ser feito de maneira moderada, uma quantia que não seja tóxica e nem leve a problemas. 

O recomendado é que se tome no máximo 1 cálice de vinho às refeições, e no caso de bebidas destiladas, apenas uma dose baixa, e de preferência não uso contínuo e diário, pois este uso pode diário pode estimular que você consuma cada vez mais.

Portanto, o uso destas bebidas pode sim proteger, porém consumida esporadicamente e socialmente, já que seu uso excessivo pode levar a futuros problemas, como o câncer.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down