Fale conosco

Como é a recuperação da cirurgia de apendicite?

Índice

Apendicite é o processo de inflamação que afeta o apêndice, e que se não for tratada pode romper e causar complicações mais graves.

Neste post, vamos falar sobre as técnicas utilizadas para fazer a cirurgia de apendicite e o tempo de recuperação de cada um deles. Continue acompanhando para saber mais!

Recuperação da cirurgia de apendicite

A apendicite é uma doença muito grave. Antigamente, por volta de 1910/1920, a apendicite era uma das doenças que mais matava jovens, mas hoje, devido ao avanço da medicina, nós consideramos a cirurgia de apendicite de baixo risco e de grande eficácia.

O tempo de recuperação da cirurgia de apendicite depende da técnica utilizada no procedimento.

Laparoscopia 

A cirurgia de apendicite pode ser feita por cirurgia laparoscópica com a incisão pequena, de 1 cm, o que permite que depois de 3/4 dias a pessoa possa fazer as atividades físicas do dia a dia de forma normal, já para a prática de atividades esportivas é preciso esperar umas duas semanas.

Assim que o paciente estiver bem, sem dor, já é possível caminhar, ter uma rotina de atividade física diária, trabalho e etc. Depois 15 dias pode assumir vida normal

Convencional

A segunda opção é a cirurgia convencional. Mesmo sendo feito um corte que seja pequeno, nos primeiros 15/20 dias o paciente pode ter um pouquinho de dor local e dependendo do tamanho do corte, pode existir a chance de ter uma hérnia caso faça muita força, então é recomendado que seja feito um repouso.

Exceções 

Nós sabemos de atletas que com muito cuidado, operam o apêndice e depois de 7 ou 8 dias podem competir esportivamente, mas isso são pessoas que têm uma grande estrutura de saúde ao lado, mas fora isso, não é recomendado.

Cuidados pós cirurgia

Seja muito prudente após a cirurgia, aguarde as duas semanas após a cirurgia laparoscópica e 30 dias após a cirurgia convencional em que abriu a barriga.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!