Fale conosco

Cirurgia da Vesícula biliar

Índice

A cirurgia da vesícula só deve ser feita nos pacientes que têm sintomas. Quais são?

Sintomas

  • Empachamento (má digestão) após comer gordura e fritura;
  • Dor embaixo do fígado à direita e embaixo da costela a direita, chamada cólica biliar.
  • Dores no meio do estômago, próximo a costela.  

Cálculos biliares

Se os cálculos são pequenos, pode levar a pancreatite aguda de origem biliar, a causa mais frequente é na mulher. Apresentando dor abdominal em faixa, um quadro súbito. Grande parte dos doentes possui cálculo crônico na vesícula e deve ser operado se apresentar sintomas.

Cirurgia

A retirada da vesícula é a cirurgia mais realizada na história da medicina. Na maior parte das vezes, é feita por via laparoscópica, com três ou quatro furos. Esse serviço com experiência e capacitação adequada, é bastante seguro.

Devem-se operar somente os doentes sintomáticos. Existem algumas situações que forçam a indicação da operação, como as crises prévias de inflamação e pacientes diabéticos que têm maior propensão cirúrgica. Após esse procedimento, a vesícula não faz falta e pode-se viver bem sem ela. 

Existe um longo passado de tradição mostrando que não tem problema retirar a vesícula, quando necessário e houver sintomas.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!