Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Acalasia: o que é?

O que é

A acalasia é a dificuldade para engolir. Existem formas que são congênitas, crianças que nascem com esse defeito, não conseguem engolir e perdem muito peso.

Em função dessa acalasia, pode gerar muitas vezes aspiração do conteúdo do esôfago para o pulmão, dando pneumonia.

O líquido do esôfago que deveria ir com o estômago fica represado no esôfago e a criança, ou mesmo o adulto dependendo da gravidade do caso, faz com que isso vá para o pulmão e pode dar causas de pneumonia.

Tratamento

1 - Endoscopia por dilatação

O tratamento da acalasia tradicionalmente era feito por dilatação, passa o endoscópio e o balão faz uma dilatação, dilata a transição entre o esôfago e o estômago, fazendo com que o alimento passe. Em geral, são necessárias sessões periódicas porque tende a fechar de novo.

2 - Via laparoscópica

Se a resposta não for boa, nós temos que fazer uma cirurgia onde a mucosa é cortada, pode ser feita por via laparoscópica com furos na barriga, o aparelho entra e faz a secção desse músculo. Após isso, se faz outro procedimento para evitar a volta do ácido.

3 - Via endoscópica

Mais modernamente e muito recente, existe outra proposta que é por via endoscópica. Um grupo muito seleto e pequeno de endoscopistas está iniciando isso, ainda é um tratamento inicial, onde se pode fazer por via endoscópica a secção desse músculo sem abrir a barriga e sem furos.

A endoscopia por dilatação é a primeira abordagem, em um segundo caso pode ser feito a nova fórmula onde ocorre a secção do músculo por via endoscópica. Nos casos mais graves faz a opção de tratamento por via laparoscópica através dos furos na barriga e pode resolver o problema da acalasia.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Para um tratamento eficiente, é necessário ter todos os exames em mãos e conhecimento a fundo no caso. O ideal seria retornar ao médico que diagnosticou a acalasia e esclarecer essa questão!

  1. BOM DIA... MEU IRMÃO ESTÁ MUITO MAU DE ACALASIA.... GOSTARIA ADE SABER QTO CUSTA A CIRURGIA PRA PARTICULAR POIS TEMO ELE NÃO CONSEGUIR AGUENTAR MUITO TEMPO...OBRIGADA LUIZA

      1. Tenho acalasia e fiz a cirurgia há 4 anos. Nunca mais consegui comer direito, e ainda sinto o desconforto do alimento preso e só melhora depois q forço o vômito. Ultimamente estou emagrecendo novamente. O quê pode estar acontecendo? Minha endoscopia não acusou nada maligno e só uma leve gastrite.

    1. Estou na mesma situação que a Luiza mencionou acima. Quanto custa essa cirurgia por favor.
      Ele ira realizar essa endoscopia balonear nessa semana. Li que no Hospital da base em São José do Rio Preto realiza essa cirurgia pelo Sus porém necessito de um encaminhamento como faço.?

      1. Olá, Cristina. O melhor a se fazer é entrar em contato com o Hospital e saber qual o processo para realizar a cirurgia.

        Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross