Situações do Gama GT
O Gama GT, normalmente, está alterado em três situações:
Fígado obstruído
A primeira é quando o fígado, canal da bile, está obstruído por alguma doença benigna ou maligna, e ele sobe, porque é um entupimento que acarreta um congestionamento da bile, e essa enzima aparece aumentada. É por obstrução um problema mecânico causado por um tumor ou por lesão benigna, o cálculo, alguma lesão e que faz essa enzima subir.
Substâncias ingeridas
A segunda situação é quando existe o uso de algumas substâncias que fazem o seu nível subir, por exemplo, o uso do álcool faz um estímulo para que esse álcool seja metabolizado e isso leva a um aumento dessa enzima. O fígado irá metabolizar o álcool, se você bebe álcool todos os dias, precisa produzir mais a Gama GT para metabolizar o álcool que você ingeriu ou algumas substâncias como anticonvulsivos, que precisa ser metabolizado todo dia. O fato de o Gama GT estar bastante aumentado, para quem bebe já é o marcador de que a ingestão de álcool é muito elevada.
Inflamação do fígado
A terceira situação é quando existe uma grande inflamação do fígado, e nessa inflamação a Gama GT pode estar alterada em algumas doenças inflamatórias do fígado, por exemplos, a Colangite Esclerosante. Essa é a causa mais comum, ou se não, cirrose biliar primária e secundária, mas esses são casos por lesão celular direta.
São essas três situações e que quando isso acontece a Gama GT está alterada é bom comunicar o seu médico para que ele defina porque essas enzimas estão elevadas.