Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O que é o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) e como usar?

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um benefício que pode ser concedido ao Usuário do Sistema Único de. Saúde (SUS)

No post de hoje, falaremos sobre um problema burocrático que acontece para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que é o famoso TFD, o Tratamento Fora de Domicílio, se ele pode ser usado e quando pode ser usado no transplante. Continue acompanhando!

O que é o TFD?

O TFD é uma maneira que o governo achou para com que as pessoas pudessem ser tratadas fora do seu local de moradia, em casos de não existir esta forma de tratamento neste local.

No Brasil, não são todos os estados que fazem o transplante, mas felizmente essa forma de tratamento vem se disseminando no país, mas durante muitos anos não existia.

Um exemplo de estado que não realiza o transplante é o Tocantins. O doente que precisa de um transplante de fígado no Tocantins tem que ser transplantado em outro estado, como Goiás, Brasília, São Paulo ou outra capital, e então vai ser encaminhado para este centro.

Como é realizado o processo do TFD?

Por ser um Tratamento Fora de Domicílio, este doente irá receber um auxílio para a viagem e a permanência na cidade durante o período de tratamento. Isso é um problema burocrático, sabemos que existe, como ele funciona não consigo dizer para vocês em detalhes, mas é feito pelo próprio SUS, que fornece os recursos para que os doentes venham para cá e tratem-se por aqui, em São Paulo

Para que isso não seja muito desteminado e as cidades não invistam só em TFD e deixem de criar um sistema de saúde, o que o governo fez?

Quando você recebe o TFD e vem fazer um transplante aqui em São Paulo, o governo subtrai esse TFD do seu estado, lá do Tocantins por exemplo, e transfere este crédito todo que foi gastado com você para o estado que você vai transplantar de origem, dessa maneira, você vai, quem paga é o estado e o seu estado que não conseguiu fazer essa forma de tratamento não se beneficia empurrando os doentes para outro local.

Então, o TFD é muito usado e pode ser usado toda vez que você pesquisar de uma forma de tratamento que não existe em sua cidade ou seu estado, e aí você pode solicitar o TFD.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down