O Hospital das Clínicas da USP realizou o primeiro transplante de útero bem-sucedido entre pacientes vivas na América Latina, no dia 17 de agosto. A cirurgia foi realizada em uma mulher que nasceu sem o órgão devido a uma síndrome rara, recebendo o útero da própria irmã.
O procedimento, um avanço significativo na medicina reprodutiva, foi conduzido pela Divisão de Ginecologia e pelo Serviço de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo. O doutor Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, responsável pela cirurgia, destacou que tudo ocorreu conforme o planejado e que a receptora apresentou ciclo menstrual pela primeira vez.
Ela será acompanhada por uma equipe de Ginecologia e poderá realizar a fertilização in vitro (FIV) cerca de seis meses após o transplante. O diretor de Ginecologia, Edmund Baracat, ressaltou a importância psicológica do transplante, mas também alertou para as restrições do procedimento, que exige boas condições clínicas e a possibilidade de gerar embriões saudáveis. Durante a fase pré-transplante, foram feitas a estimulação ovariana e a coleta de óvulos e sêmen para a FIV.