O QUE É TUMOR NEUROENDÓCRINO?
Tumor neuroendócrino é o nome dado para tipos de cânceres incomuns que, na maioria dos casos, tem crescimento lento, desenvolvendo-se por meio das células do sistema endócrino.
Essas células, encontradas principalmente no intestino delgado e grosso, ovários, pâncreas e pulmão, produzem determinados tipos de hormônio e, ao aparecer o tumor, acaba gerando uma quantidade excessiva desses hormônios, levando a um quadro clínico preocupante.
COMO OS TUMORES NEUROENDÓCRINOS SÃO FORMADOS?
Os tumores são formados por meio de células responsáveis por produzir substâncias atuantes no controle hormonal (endócrino) na regulação das funções vegetativas e na digestão, por exemplo. Por isso, recebe o nome de neuroendócrinos e podem estar associados diretamente ao pâncreas.
As células presentes no sistema endócrino funcionam da seguinte maneira: o sistema nervoso envia mensagens para suas glândulas, liberando hormônios que controlam o metabolismo e crescimento, reprodução e respostas ao estresse.
QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?
Ainda não se sabe exatamente como os tumores neuroendócrinos são formados. No entanto, existe uma prevalência de casos em mulheres e, na maioria das vezes, ocorre sem qualquer ligação hereditária.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Com relação ao tumor que atinge o pâncreas, os principais sintomas são:
- Dor abdominal crônica ou recorrente;
- úlcera crônica;
- glicemia baixa;
- erupção cutânea, diabetes e diarreia.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Infelizmente, na maioria das vezes, o crescimento dos tumores que acometem o pâncreas, são diagnosticados apenas quando a doença está num estágio avançado. Isso porque o órgão localiza-se profundamente na parede abdominal.
No entanto, pode ser que sejam diagnosticados em exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética.
É importante as pessoas prestarem a atenção no seu corpo, estarem atentas aos sinais de alerta e, assim que notar algo diferente, procurar um médico imediatamente. O diagnóstico precoce é importante no tratamento e possível cura da doença.
COMO TRATAR TUMORES NEUROENDÓCRINOS?
A cirurgia é uma das formas de tratamento dos tumores neuroendócrinos. Esse tratamento deve ser considerado, inclusive, em casos onde a doença encontra-se em estágio mais avançado, já que a sua retirada completa ou parcial pode aliviar os sintomas no paciente.
Outra opção bastante comum no câncer é a quimioterapia, feita com medicamentos. Por sua vez, a radioterapia mostrou-se, ao longo do tempo, pouco efetiva nos estudos clínicos para o tratamento de tumores neuroendócrinos.
A terapia alvo molecular também pode ser indicada pelo médico. É um tipo de tratamento com foco em combater as moléculas específicas, direcionando a ação de medicamentos às células tumorais, reduzindo assim suas atividades sobre as células saudáveis e os efeitos colaterais.
QUAL É O PROGNÓSTICO?
A convivência com essa doença dependerá diretamente do local, tamanho e hormônios que estão sendo secretados. Desta forma, os exames precisam ser realizados regularmente para a análise da eficácia do tratamento escolhido pelo médico, e também para localizar as possíveis metástases que podem ocorrer neste caso.
De maneira geral, o paciente precisa seguir rigorosamente as recomendações médicas, e levar um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada.
É POSSÍVEL PREVENIR?
Como a causa deste tipo de tumor ainda é desconhecida pela medicina, não há formas efetivas de prevenção. Porém, é preciso ficar atento aos sintomas e herança hereditária. Se tiver alguma suspeita, é importante ir ao médico imediatamente e fazer os exames para diagnosticar a possível doença, ou descartar a dúvida.