Fale conosco

Hospital das Clínicas faz 1º transplante de útero bem-sucedido entre pacientes vivas na AL

Índice

O Hospital das Clínicas da USP realizou o primeiro transplante de útero bem-sucedido entre pacientes vivas na América Latina, em 17 de agosto. A receptora, que nasceu sem útero devido à síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser, recebeu o órgão da irmã e planeja realizar uma fertilização in vitro (FIV) no início de 2025.

O professor Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque informou que ambas estão em ótimo estado, com a paciente apresentando ciclo menstrual pela primeira vez. O diretor de Ginecologia, Edmund Chada Baracat, destacou a importância do transplante para mulheres que desejam ser mães, embora as indicações sejam restritas.

As etapas para a FIV já foram iniciadas, com a coleta de óvulos e sêmen. Em 2017, o hospital já havia registrado o nascimento de um bebê saudável gerado em um útero transplantado, mas com um órgão de doadora falecida.

Prof. Luiz Carneiro em entrevista para o jornal Estadão sobre temas médicos.
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP | RQE: 133842 - CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.
Tags: