Tive a honra de participar do programa Conexão Paulista, transmitido pela Rede ALESP, em uma entrevista conduzida pela jornalista Beatriz Moreno. Foi uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o futuro dos transplantes no estado de São Paulo.
Como chefe da divisão de transplantes do Hospital das Clínicas da USP, pude comentar sobre o recorde histórico de transplantes alcançado no Brasil em 2024 e destacar o papel essencial do SUS, que é responsável por 85% desses procedimentos. Durante a conversa, também abordei os principais desafios enfrentados pela saúde pública, os avanços científicos na área e a importância da formação acadêmica como base para a excelência da medicina brasileira.
Acredito que a combinação entre visão técnica e sensibilidade humana é fundamental. O trabalho em equipe, a pesquisa e o compromisso com cada paciente são pilares que nos permitem manter o Brasil entre os países líderes em transplantes de órgãos.





