A Hepatite C Pode Causar Esteatose Hepática

 

Oi gente, essa é uma pergunta complexa a Esteatose Hepática chamados esteato hepatite não alcoólica ela é causada pela deposição de gordura na célula do fígado. Então isso é um mecanismo em que o excesso de gordura do organismo acarreta um aumento de gordura dentro da célula.

Existe, entretanto  algumas situações clínicas e o vírus C ser uma dessas situações em que a doença do fígado pelo vírus C pode acarretar também um acúmulo de gordura, mas aí o mecanismo é diferente porque é o fígado que já está doente a célula que já está doente e não trabalha direito aquela gordura porque está doente e acumula um pouco.

Então não é infrequente quando recebemos os exames e nós vemos que o doente tem esteatose hepática associado a um quadro viral, mas aí não é a causa primária da doença e sim a consequência e também o doente pode ter uma associação dos dois quadros como o vírus C e um paciente que tenha sob peso ou obesidade e que leve a esteatose.

VEJA TAMBÉM:  A importância dos exames para o fígado.

Então você pode ter as duas causas a esteatose o vírus C no mesmo doente ou a célula pode estar doente incorporar mal a gordura.

Então existem variedades de situação mais o frequente a gente considerar esteatose como uma causa isolada por acúmulo de gordura de origem alimentar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This
Fale pelo Whatsapp