Transplante de útero, inédito no mundo, permite nascimento de bebê em São Paulo

Equipe do Professor Luiz Carneiro da USP é responsável por transplante de útero, inédito no mundo, que permite o nascimento de uma criança.

O parto ocorreu no Hospital das Clínicas na tarde da última sexta-feira, 15 de dezembro. A cesárea foi comemorada pela família e principalmente pelas equipes de Transplantes Hepáticos e Ginecologia do HC da Faculdade de Medicina da USP.

Sem precedentes, o transplante de útero de doadora com morte cerebral se deu há 15 meses em uma mulher de 32 anos, que nasceu sem o órgão reprodutor.

No ano passado, a paciente que não quer ser identificada foi selecionada em meio a portadores da Síndrome de Rokitansky, onde há ausência genética do útero.

O bebê saudável foi concebido com fertilização em vitro num processo de reprodução assistida.

Para o Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do HC da USP, o transplante de útero de mulher com morte cerebral abre um precedente inédito na ciência já que dispensa a cirurgia em um doador vivo e por consequência, o risco de complicações.

Tão logo o bebê nasceu, o útero foi retirado para que a paciente pare de tomar remédios contra rejeição ao transplante.

Acompanhe a cobertura exclusiva do programa Fantástico, clique aqui.

 

10 Comentários

  1. Jackeline lonardi

    Olá boa noite, gostaria de saber como funciona o transplante pois tenho interesse em fazer o procedimento tenho a doadora pois não posso ter filhos e quero ter uma família completa quero muito mesmo saber como funciona muito mesmo aguardo o retorno do e-mail.

    Responder
    • Equipe Dr. Carneiro

      Olá Jackeline posso lhe passar o contato da clínica de ginecologia do Dr. Dani, lá lhe darão mais informações.
      E-mail recepcaohi@gmail.com
      Obrigado pelo comentário e continue nos acompanhando. Curta nosso FaceBook, assim haverá mais alcance e mais pessoas terão oportunidade de ter informações relacionadas às doenças.

      Responder
  2. Carlota Januário de carvalho

    Por favor preciso saber tudo sobre transplante de útero desde o preço os países q já fazem o transplante e o preço a minha irmã sofreu uma operação e não pode alcançar eu gostaria de saber tudo p poder ajudar ela por favor.

    Responder
    • Equipe Dr. Carneiro

      Olá Carlota, para maiores informações sobre o transplante de útero, peço que entre em contato com a secretaria da saúde.

      Responder
  3. Silvana

    Boa noite!!precisei tirar meu útero por causa de endometriose hoje casei novamente quero ter um filho.tenho interesse em fazer transplante de utero.aguardo contato

    Responder
    • Equipe Dr. Carneiro

      Olá Silvana,
      Peço que você entre em contato com a secretária da saúde para maiores informações sobre o transplante de útero.
      (11)3224-6390

      Responder
  4. kamily

    tive 5 filhos e agora o ultimo tive uma complicacao e tive q tirar o utero…queria saber se era possivel fazer o trasprante pois queria mas um do meu marido…

    Responder
    • Equipe Dr. Carneiro

      Olá Kamily,
      Sobre o transplante de útero, peço que ligue na secretaria da saúde (11)3224-6390 e se informe sobre as possibilidades do transplante de útero.

      Responder
  5. Katia

    Bom dia gostaria de saber se aki no brasil ja foi liberado para fazer transplante de ultero pois como deu tudo certo com a primeira moça e como faço para fazer um transplante ?

    Responder
    • Equipe Dr. Carneiro

      Olá Kátia entre em contato com a Secretaria da Saúde, lá lhe informarão corretamente. Obrigado pela participação. Curta e compartilhe!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This