Transplante de útero, inédito no mundo, permite nascimento de bebê em São Paulo

Equipe do Professor Luiz Carneiro da USP é responsável por transplante de útero, inédito no mundo, que permite o nascimento de uma criança.

O parto ocorreu no Hospital das Clínicas na tarde da última sexta-feira, 15 de dezembro. A cesárea foi comemorada pela família e principalmente pelas equipes de Transplantes Hepáticos e Ginecologia do HC da Faculdade de Medicina da USP.

Sem precedentes, o transplante de útero de doadora com morte cerebral se deu há 15 meses em uma mulher de 32 anos, que nasceu sem o órgão reprodutor.

No ano passado, a paciente que não quer ser identificada foi selecionada em meio a portadores da Síndrome de Rokitansky, onde há ausência genética do útero.

O bebê saudável foi concebido com fertilização em vitro num processo de reprodução assistida.

Para o Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do HC da USP, o transplante de útero de mulher com morte cerebral abre um precedente inédito na ciência já que dispensa a cirurgia em um doador vivo e por consequência, o risco de complicações.

Tão logo o bebê nasceu, o útero foi retirado para que a paciente pare de tomar remédios contra rejeição ao transplante.

Acompanhe a cobertura exclusiva do programa Fantástico, clique aqui.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
TIRE SUAS DÚVIDAS