APENDICECTOMIA

 

Também conhecida como “cirurgia de apendicite”, a apendicectomia é indicada para a remoção do apêndice, que sofreu com algum tipo de obstrução e desencadeou sua inflamação e infecção, a conhecida apendicite que é a infecção do apêndice. Este é um procedimento cirúrgico que costuma ser feito quando o paciente apresenta sinais de apendicite, dores abdominais fortes e localizadas, febre e mal-estar.

  • Tipos de apendicectomia

Existem dois tipos de cirurgia de apendicectomia:

  • Cirurgia de apendicite por laparoscopia : Na maioria das vezes, a cirurgia é feita através da laparoscopia, por ser menos invasiva e deixar cicatrizes menores no paciente. Esse é um tipo de operação indicada atualmente em sua grande maioria dos casos. No procedimento, são feitas pequenas incisões de no máximo dois centímetros, por onde é introduzido o material como as pinças e câmera para a realização da cirurgia, que permite que o cirurgião observe toda a região através de um monitor.
  • Cirurgia de apendicite convencional : Já a cirurgia convencional, o cirurgião promove uma incisão maior, ao lado direito do abdômen do paciente, com aproximadamente cinco centímetros. O órgão é retirado manualmente, e por isso o tempo de recuperação do paciente acaba sendo maior do que no procedimento feito pela laparoscopia, e a cicatriz é mais aparente.

Veja em que casos a cirurgia de apêndice é indicada: AQUI.

  • O procedimento

A cirurgia de retirada do apêndice, geralmente, é realizada nas primeiras 24 horas após o diagnóstico da doença. Desta forma, complicações como a inflamação, supuração ou infecção generalizada do abdômen, podem ser evitadas precocemente.

A duração da cirurgia é em média de 30 minutos até uma hora, quando o caso não apresenta um alto grau de complicação. Em casos mais graves, o procedimento pode ter um tempo bem superior.

  • Jejum pré-operatório

A cirurgia de apêndice é um caso de urgência, nos casos com mais dias de evolução e dependendo da gravidade do paciente não se espera o jejum recomendado. Isso dependendo do caso, em casos iniciais e paciente estável pode –se programar cirurgia horário mais confortável e com jejum de 8 horas para segurança do paciente. Se for uma emergência, o procedimento é realizado mesmo sem o jejum apropriado.

  • Apendicectomia: Pós-operatório

Após o procedimento cirúrgico de apendicectomia, o paciente terá de dois a quatro dias de recuperação intra hospitalar.
Ao passar uma semana, é importante marcar um retorno ao médico, para que ele avalie a evolução e, se necessário, conceda novas orientações. Logo após a consulta de retorno, normalmente em média 7 a 14 dias, o paciente poderá voltar para suas atividades diárias, mas deve evitar maiores esforços físicos (estes estarão liberados apenas depois de 30 dias).

  • Alimentação saudável

O paciente, após a operação, deverá seguir uma dieta com alimentos saudáveis, como:

  • Legumes;
  • Frutas;
  • Carne branca;
  • Peixes.

Nas primeiras 24 horas, é importante ingerir uma grande quantidade de líquido, sendo água e suco, e consumir apenas alimentos pastosos ou semissólidos, como mingau, iogurtes, purê, entre outros.

Alimentos gordurosos e doces devem ser evitados no primeiro dia depois da operação. Carne vermelha, frituras, chocolate, bolacha, queijo, sorvete e molho não são indicados. O ideal é comer alimentos ricos em fibras, ou seja, aveia e cereais integrais que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Todas as refeições deverão ser feitas de maneira fracionada e em pequenas quantidades. É recomendada também a ingestão de dois litros de água por dia, para manter a hidratação.

  • Possíveis complicações

    As complicações deste tipo de cirurgia são raras, mas pode acontecer algo como a prisão de ventre e até mesmo, a infecção da ferida. Quando o paciente apresenta vermelhidão, dores frequentes e febre acima de 38 graus, o médico deverá ser informado imediatamente.

 

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This
Agende pelo Whatsapp