Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Câncer no pâncreas – risco maior em fumantes e pessoas com pancreatite

Câncer no pâncreas mata? - Por Prof. Dr. Luiz Carneiro

Câncer no pâncreas é uma doença muito grave, principalmente, porque ela é muito insidiosa e os sintomas são muito tardios. Então se você tem estória familiar de câncer, se você fuma, você tem grande risco de desenvolver câncer no pâncreas. E a única maneira de tratar é o diagnóstico precoce, porque em geral quando ele tem um tamanho maior, o tratamento é muito complexo e pobre em resultado.

As pequenas lesões podem ser tratadas com sucesso de cura. Então, as pessoas com estória familiar, fumantes e com histórico de pancreatite tem que ter muito cuidado.

E outro aspecto, existe agora as chamadas lesões que têm IPMN – são lesões císticas do pâncreas. Hoje é muito comum com os métodos de imagem se fazer o diagnóstico dessas lesões acima de 2,3 cm. se é periférica ou próxima ao canal principal, tem o risco maior de ser um tumor maligno.

Procure seu médico para fazer seu segmento adequado, se você tiver fator de risco.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro sorrindo com braços cruzados

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comments on “Câncer no pâncreas – risco maior em fumantes e pessoas com pancreatite”

    1. Olá, Janete. Entendo a preocupação diante do diagnóstico, porém, acredita que esteja com bons profissionais! Faça tudo o que for recomendado e ficará bem.

      Espero que ajude e agradeço pelo comentário!

magnifiercrossmenuchevron-down