Câncer de Pâncreas: Causas

O Adenocarcinoma de Pâncreas é uma lesão maligna do pâncreas.

Hoje já existem dados que mostram uma possível pré disposição familiar para a doença. Associação muito próxima ao cigarro.

Sabemos que um dos órgãos, com maior associação de câncer com tumor é o pâncreas.

Pessoas com histórico familiar de câncer no pâncreas e que fumam, precisam de uma atenção maior. É uma lesão que preocupa na sua evolução.

Algumas lesões benignas como o cisto de pâncreas, doenças que chamamos de IPMN, são cistos no pâncreas mucinosos e essas lesões tendem a ser neoplásicas com o aumento da lesão.

Quando essas lesões benignas no pâncreas passam de 3cm elas podem se malignizar. Até os 3 cm, de maneira geral (a não ser que haja uma mudança de comportamento ou aspecto diferente), podemos pensar em tratar conservadoramente. Acima de 3cm, se recomenda como forma de prevenção que faça-se uma ressecção dessas lesões no pâncreas.

É um doença que tem várias etiologias, mas o que mais valorizamos hoje é um histórico familiar ou essas lesões císticas mucinosas do pâncreas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This